A Casa de Papel transformada numa agência criativa

A Casa de Papel transformada numa agência criativa

Paula Sá
2018-04-10
A Casa de Papel é o mais recente sucesso televisivo que conquistou fãs em todo o mundo. Com personalidades extravagantes e papéis únicos, olhámos para as personagens da série e atribuímos-lhes cargos numa agência criativa.

Decidimos manter os nomes no idioma original, começámos a cantar a Bella Ciao e iniciámos um processo de seleção criterioso e exigente. 


Copywriter – TOKIO

tokio casa de papel

Me llamo Tokio pero éste no era mi nombre cuando esta historia comenzó. É a primeira frase da série e quem a diz é Tokio que, durante os episódios, narra cada acontecimento e nos prende ao ecrã. Carismática, com o coração na boca, faz todo o sentido ser a voz da história e, portanto, a copywriter de uma agência criativa. Mas com mais calma, Tokio, por favor!


Marketeer – NAIROBI

nairobi casa de papel

A Nairobi conquistou o público com a sua postura altiva, entusiasta, destemida e eficaz. Como um marketeer, virou o jogo ao contrário numa altura decisiva e manteve-se focada no plano do Professor desde o início. Surpreendeu os reféns com o seu bom-humor e assumiu as rédeas quando tudo parecia estar a falhar. ¡Que increíble matriarcado, chica! 


Designer – PROFESSOR

professor casa de papel

Como podemos descrever o Professor? É o arquiteto do plano, criativo, minucioso, perfecionista e atento a todos os detalhes. Não gosta de pontas soltas e sabe que a organização e o planeamento são a chave do sucesso. Não escapa um pormenor, nem a Sergio Marquina (o verdadeiro nome da personagem), nem a (bons) designers.  ¡Seguimos tu plan, Profesor!


Fotógrafo e Videógrafo – OSLO e HELSINKI 

oslo casa de papelhelsinki casa de papel

Hombres fuertes y dulces. Parece-nos que o Oslo e o Helsinki seriam uma ótima dupla para as fotografias e os vídeos. Apesar do papel mais silencioso de backstage, tal como as suas personagens, são fundamentais para que tudo corra da melhor forma. Sem eles, não seria possível ter um plano tão bem elaborado e, portanto, não nos devemos esquecer da importância das suas funções. 


Programador – RÍO

rio casa de papel

Este foi o mais fácil de escolher porque Río sabe tudo sobre programação e pirataria. Doce e até ingénuo, mas brilhante a ajudar o Professor com os dispositivos necessários para comunicar com a equipa e a polícia. De todos os assaltantes, é o mais inofensivo e o que tem uma relação mais distante com armas e violência. ¡Menos sonrisas y más acción, Río! 


Gestor de Projetos – BERLÍN

berlin casa de papel

Pode ser amado ou odiado, na mesma proporção. É o chefe da Casa da Moeda e quem controla o resto da equipa. Tal como um gestor de projetos, que distribui o trabalho, tem a obrigação de assegurar que o plano corre conforme o pretendido e que todos juntos se focam no objetivo principal. Nem sempre é compreendido pelos colegas e pelos espetadores, mas é uma peça-chave em todos os episódios. ¡Después de ti, Capitán! 


Comercial – RAQUEL 

raquel casa de papel

Vamos a hablar un poco, Inspectora. Um comercial tem de saber negociar. Ninguém melhor que a inspetora Raquel Murillo para assumir esta posição. Pragmática, atenta e inteligente, tal como um comercial pode e deve ser. Sabemos que não foi fácil para Raquel tomar as melhores decisões mas, no geral, a sua conduta - com todas as perguntas inteligentes e raciocínios rápidos - teve nota positiva. 


Recursos Humanos – MOSCÚ

moscu casa de papel

Ponderado, doce e com uma postura tranquila, em vários momentos, vemos que Moscú sabe como falar com os seus colegas. Por isso, é indicado para lidar com pessoas e as encaminhar da melhor forma, e ser o responsável dos Recursos Humanos. A sua conversa com Tokio é um dos momentos mais marcantes da série, onde podemos ver o lado humano, duro, e ao mesmo tempo carinhoso, de Moscú. ¡Que buen amigo! 


Contabilista – DENVER

denver casa de papel

Uma das imagens mais fortes da Casa de Papel é a de Denver, deitado sobre inúmeras notas, numa mesa. Notamos de início que é explosivo mas não demoramos muito a perceber que é doce e frágil. Por isso, decidimos dar-lhe este pequeno "prémio". Será que a alegria era a mesma se lhe disséssemos que teria de gerir o dinheiro de forma responsável? ¡Esperamos lo mejor de ti, Denver! 


E vocês, confiam os vossos projetos a esta equipa infalível? 


Nota: as imagens utilizadas neste artigo podem ter direitos reservados. // Netflix Reprodução