A sua empresa precisa de um blog

A sua empresa precisa de um blog

Paula Sá
2018-09-19
Ter um blog parece mais uma moda do que uma utilidade. Neste artigo, mostramos-lhe que não é bem assim: ter um blog para a sua marca pode ser diferenciador.

Um blog permite-lhe criar e partilhar conteúdo, visual ou escrito. Pode ter um uso pessoal, para quem gostar de partilhar algum aspeto da sua vida, seja o dia-a-dia, os outfits, textos variados ou algum outro propósito pessoal. Podem também ser temáticos, como os blogs que partilham notícias sobre assuntos específicos (como o desporto, por exemplo). 

Neste artigo, falamos sobre os blogs para empresas, como é o caso da Visual MO. O nosso blog não foi criado à toa: é necessária uma aproximação ao público, assim como estabelecer uma relação de confiança com quem acompanha o nosso trabalho. Nunca poderia ser despropositado ou incoerente com as áreas onde atuamos, ou seja, partilhamos artigos relacionados com marketing, comunicação, design, programação, vídeo e fotografia.

Qualquer ramo é elegível à criação de um blog, quer trabalhe com automóveis, numa marca de roupa, numa fábrica de chocolate ou num café à beira-mar. O processo criativo de um blog pode até ser bastante divertido, desde que seja feito com algum objetivo. Imagine que tem uma gelataria: seria giro fotografar cada um dos gelados e contar uma história para cada um, com a intenção de suscitar a curiosidade dos leitores sobre os diferentes sabores. 

É das melhores ferramentas (atualmente) para dar visibilidade e credibilidade à sua empresa. Também deve ser algo descontraído e leve para que não se torne cansativo. As primeiras questões serão sobre o que quer falar e para quem quer falar. Não tente dispersar muito os seus temas, às vezes é preferível ter um público mais específico e fiel do que vários tipos de pessoas que eventualmente não vão entender qual é o verdadeiro rumo do seu blog.

É importante também ter alguma consistência nos posts do blog, ou seja, publicar semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, mas sem nunca deixar o espaço online sem conteúdos novos. Isso vai aborrecer o seu público e não lhe dará crédito.

Para além disto, é necessário referir uma das grandes e principais vantagens de ter um blog é o facto de não ser uma ferramenta dispendiosa, até porque existem algumas plataformas gratuitas. No caso das empresas, é importante que tenham um aspeto profissional, como um domínio próprio ou um layout personalizado e ajustado à linguagem da marca. No entanto, nada disto vai sair-lhe muito caro nem lhe vai roubar muito tempo, desde que seja organizado e consiga planear bem os seus conteúdos.

Se precisar de ajuda, pode falar connosco, teríamos todo o gosto em dar as nossas sugestões! :)