Dia Mundial do Emoji - a verdade escondida

Dia Mundial do Emoji - a verdade escondida

Paula Sá
2018-07-17
O Emoji é a linguagem do novo milénio, sem precisar de traduções. No entanto, alguns podem ter significados pouco óbvios ou esconderem segredos e curiosidades. Nós contamos-lhe tudo.

See-No-Evil Monkey | Hear-No-Evil Monkey | Speak-No-Evil Monkey

🙈🙉🙊

Os 3 macacos simbolizam um provérbio japonês que diz “não ver o mal, não ouvir o mal, não falar o mal”, mas são utilizados como símbolo de vergonha, segredo ou apenas porque são fofos. 


Women With Bunny Ears 

👯‍♀️

No Japão, as orelhas de coelho são sinónimo de sensualidade, mas o emoji é mais utilizado pelo público para expressar alegria, festa, dança e diversão.


Locked With Key

🔐

Este emoji costumava ter um código escondido: UM242. Este código pertence a um tipo de chave real, criado pela empresa de design americana Herman Miller.


Open Book

📖

Poucos sabem, mas este livro tem uma mensagem de Steve Jobs. Traduzindo: "Isto é para os loucos. Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso. Os que são peças redondas em buracos quadrados. Os que veem as coisas de forma diferente. Os que não gostam de regras. E eles não têm respeito pelo status quo (...)"


Face Screaming in Fear 

😱

Aqui, não há como enganar. É mesmo alguém a "gritar". O que nem todos sabem é que este emoji foi inspirado na obra “O Grito” de Edvard Munch.


Calendar 

📅

No emoji do calendário não aparece a data “17 de julho” ao acaso. É a data em que Steve Jobs apresentou a aplicação para Macs, o iCal, na MacWorldExpo, em 2002. Também é um dos motivos pelos quais este artigo está a ser publicado hoje; desde 2014, que é este o Dia Internacional do Emoji.


Pile of Poo

💩

Não vamos estar com muitos rodeios, TODOS sabemos o que este emoji é. A parte engraçada é que, segundo a Emojipédia, ele tem a forma de um gelado de chocolate. Também é, de acordo com a cultura da japonesa, um símbolo da sorte. Por cá, nós acreditamos que ambos estão a tentar suavizar o verdadeiro significado.


Folded Hands 

🙏

Este emoji pode indicar “por favor” e “obrigado” na cultura japonesa ou “rezar” e “high-five” no Ocidente.


Sleepy Face

😪

Apesar de ser utilizado muitas vezes como um sinal de tristeza, na verdade, é uma cara sonolenta. Aquilo que é parecido com uma lágrima é, na verdade, muco/baba.


Person Bowing

🙇

Originalmente, representa um código de etiqueta da cultura japonesa chamado dogeza, que significa curvar-se perante alguém para pedir desculpa. No ocidente, pode ser visto como flexões e massagens.


Person Gesturing OK

🙆

Parece um emoji de surpresa e entusiasmo mas é apenas uma imagem que representa concordância, como uma pessoa a dizer “ok”.


Person Tipping Hand

💁

Representa uma pessoa num balcão de informações e foi criado pela Apple como se fosse alguém a carregar uma bandeja invisível. No entanto, é usado para demonstrar atrevimento ou sarcasmo.