Se queres ser programador, precisas de ler isto

Se queres ser programador, precisas de ler isto

Mariana Braga
2018-07-06
Com o avanço da tecnologia, é significativo o aumento da procura de profissionais na área da Informática. Se gostas de programação e te vês a integrar o mercado de trabalho com esta profissão, este artigo é para ti.

O que é ser programador?

Saber de programação é uma das competências mais requisitadas no mercado de trabalho. Mas afinal, o que faz exatamente um programador? Nós respondemos. 

São profissionais especializados em Engenharia de Software que estudam a sua aplicação para o design e seu o desenvolvimento e manutenção, em qualquer plataforma - gaming, web, mobile, entre muitos outros.

É uma profissão que está em constante atualização e requer muita paciência e vontade de aprender, devido às novas linguagens de programação e plataformas que surgem.

Segundo a união Europeia, “cerca de metade dos novos empregos criados na Europa para licenciados serão na área da Informática e afins.”. O avanço da tecnologia e a necessidade de especialistas nesta área é uma das razões pelas quais tantos estudantes optam por licenciaturas especializadas em programação. 


As características essenciais para ser um programador

- Ter paciência

- Interesse por aprender

- Ser autodidata

- Dominar várias linguagens de programação

- Raciocínio lógico

- Saber inglês

- Ser organizado


Formação que te pode interessar

O que estudar?

O curso de Engenharia Informática é, provavelmente, a primeira opção para quem procura uma licenciatura na área. Apesar do acesso difícil, devido à exigência do curso, é reconhecido, anualmente, pela qualidade do ensino, nos rankings nacionais e internacionais. Estamos a falar, concretamente, da Faculdade de Engenharia do Porto.

Para além desta licenciatura existem vários cursos com objetivos semelhantes, desde Ciências da Computação, dos Computadores ou até Programação em Lógica, que se espalham pelas várias universidades do país. Aconselhamos a escolha por um curso teórico e prático que desenvolva e estimule as competências de cada aluno e o prepare para o mercado de trabalho.

Uma licenciatura (por vezes, com mestrado integrado) é uma base consistente que prepara engenheiros informáticos para todas as fases do processo de análise, concessão e implementação de soluções informáticas.


Onde estudar?

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Instituto Universitário Superior de Engenharia do Porto

Escola de Engenharia da Universidade do Minho

Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Instituto Universitário Técnico de Lisboa


Cursos e Formações

Existem dezenas de formações teórico-práticas, especializadas em programação, que complementam os conhecimentos fundamentais, potenciam a produtividade e desenvolvem as competências de cada um. São cursos intensivos que se realizam em poucas semanas e são uma mais-valia no currículo de um programador.

Aqui ficam algumas sugestões:

Up Academy

CS50's Introduction to Computer Sciente by HarvardX

CodeAcademy

Udacity

Programador Web by Galileu


Livros recomendados

Sabemos da dificuldade que é encontrar livros bons (e baratos!) sobre as várias linguagens da programação, por isso decidimos reunir alguns livros gratuitos que podem ser lidos no computador.

Apontamentos de Programação em C/C ++
em pdf

por Paulo Baltarejo e Jorge Santos

Aprenda a Programar - Um Breve Introdução em pdf

por Henriques Dias

Programação Funcional CC em pdf

por Maria João Frade

Uma Não Tão Pequena Introdução ao LaTeX em pdf

traduzido por Alberto Simões

Lógica Computacional (com Prolog) em pdf

por Maria João Frade

Se, ainda assim, preferires um livro físico, tens várias secções dedicadas à Informática nas livrarias.


Se queres saber mais sobre as profissões que integram uma agência criativa, vê os artigos que preparamos para ti!