É possível divertir-se no trabalho: saiba como!

É possível divertir-se no trabalho: saiba como!

Mariana Braga
2018-04-01
Reunimos as melhores atividades para realizar com a sua equipa de trabalho, que irão garantir a união dos colaboradores e, consequentemente, melhorar o seu desempenho e motivação.

Celebrado por todo o mundo no primeiro dia do mês de abril, o Dia Internacional da Diversão no Trabalho tem como objetivo promover a descontração no seu local de emprego que, apesar de sério, deve ser um lugar tranquilo e com boas energias. Não se pretende tirar a seriedade das suas responsabilidades, mas promover um ambiente mais humano.

É essencial que todos os colaboradores estejam recetivos a este tipo de estratégias e que entendam a importância de desenvolver características como a espontaneidade e a descontração. Nem sempre é fácil socializar, mas esforce-se por se relacionar com as pessoas que trabalham consigo, de maneira a facilitar o desenvolvimento de conexões. Perceba que não há problema em existir humor no trabalho e que não é assim tão difícil estimular a criação de uma cultura positiva dentro de uma empresa.

Celebre as conquistas em equipa. Pode parecer cliché, mas é fundamental que una a sua equipa nos momentos de vitória. Quando alcançam objetivos coletivos ou individuais. Isto irá incentivar a produtividade e proporcionar o crescimento de lucros.

Dê feedback positivo. Não custa nada estar atento ao trabalho dos seus colegas e elogiar. É importante partilhar opiniões e garantir sinceridade. O desenvolvimento deste tipo de hábitos irá estimular a autoestima dos seus colaboradores.

Troque mensagens divertidas. Tem um mural no seu escritório? Deixe recados engraçados ou espalhe post-its pelas secretárias. Envie e-mails com vídeos ou partilhe imagens que façam os seus colegas rir.

Dê algo e permita que os outros retribuam. A chave para o sucesso em equipa é a colaboração e partilha. Se aprendeu algo novo, partilhe e disponha-se sempre a ouvir o que os outros têm para lhe ensinar.

Faça brainstormings. Esta é a, na nossa opinião, a forma mais criativa para gerar ideias ou soluções. Porque não começa por aqui? Torne as suas reuniões mais tranquilas. Quando estamos descontraídos, num ambiente propício, temos mais à vontade para falar e errar. 

Almoce com a sua equipa. A hora de almoço é uma alegria para, basicamente, toda a gente. Se já passa esta hora com os seus colegas, ótimo! Se não, porque não experimenta? Aproveite a descontração do momento para se conhecerem melhor.

Faça alguma atividade durante a sua pausa de almoço ou num intervalo. Esta é uma excelente ferramenta para aliviar o ambiente pesado dentro da empresa. Combine com os seus colegas uma ida ao café depois do almoço ou ao final da tarde. O truque passa mesmo por não falar de trabalho.

Pratique exercício físico com os seus colegas. Uma caminhada, uma ida ao ginásio ou um jogo de futebol. Todas as semanas. Parece-lhe bem? Desportos de equipa promovem a inclusão e facilitam o desenvolvimento das capacidades sociais. 

Participe em atividades de equipa. Desde uma partida de xadrez até a criação de um grupo de leitura, são vários os exercícios que pode realizar com os seus colegas durante ou após o seu horário de trabalho. Podem promover uma happy hour semanal para realizarem uma atividade. Uma ida ao bowling ou uma aventura radical por mês? Estas atividades irão criar um ambiente de trabalho mais divertido e melhorarão a vossa comunicação. 

Sorria sempre que puder. Não precisamos de justificar esta, pois não? Aprecie o humor dos seus colegas e proporcione sempre um ambiente descontraído. A equipa inteira vai agradecer.