10 sites que todos os criativos deviam conhecer

10 sites que todos os criativos deviam conhecer

Marisa Costa
2019-08-08
Quem trabalha no mundo das artes e do digital precisa de estar sempre inspirado e por vezes dá jeito um empurrãozinho. Reunimos alguns sites que podem ser uma grande ajuda para os teus dias menos bons.

1. BEHANCE

Behance é uma plataforma online da Adobe onde artistas, criativos e profissionais podem publicar os seus trabalhos e descobrir criações de outras pessoas.  Uma partilha de talento se assim o podemos chamar. Este site é também auto-promotor de arte e inclui vários portefólios artistícos. Os trabalhos estão divididos em várias categorias: moda, design industrial, tipografia, design de jogos, artes digitais, publicidade, arte e arquitetura.


2. BOOK COVER ARCHIVE

Um arquivo de capas de livros para amantes da leitura e não só. Nunca te apeteceu ler um livro só por causa da capa? Aqui encontras as mais variadas criações além da identificação do designer, do ilustrador e do género de obra literária. Uma espécie de biblioteca virtual com as mais fantásticas capas de livros. Estas estão organizadas por diferentes tipos de títulos, designers, fotógrafos, ilustradores e até por fontes. Aceitam submissões por isso se esta for a tua praia, arrisca!


3. DESIGNSPIRATION

Precisas de inspiração? Neste site encontras todo o tipo de trabalho de arte, web design, arquitetura, fotografia e tipografia. O mais impressionante deste site é que podes selecionar com precisão a cor que desejas. A partir daí consegues encontrar os mais variados trabalhos e ideias com a tonalidade que mais te agrada. Ideias não te vão faltar!


4. DRIBBBLE

Dribbble é uma comunidade online de partilha de trabalhos artísticos. Funciona como uma plataforma de auto-promoção e networking para design gráfico, web design, animação , fotografia, e muitas outras áreas criativas. Foi fundada em 2009 e neste momento é uma das maiores plataformas de conteúdo para designers, tendo cerca de 460,000 utilizadores.


5. FONT IN USE

Assume-se como um arquivo independente de tipografia. Patrocinado pela Cargo, este site apresenta os mais variados tipos de letras possíveis para agradar a todos os gostos. Inclusive os mais peculiares. Divide-se em três opções de busca: Tópicos, Formatos e Tipos de letra. É possível pesquisar por inúmeros temas como por exemplo: arte, redes sociais, literatura, software, ou viagens.


6. SITE INSPIRE

Como o próprio nome indica, se procuras inspiração para criar um Website este é o sítio certo.  O SITE INSPIRE oferece-te várias criações, organizadas por temas e estilos. Podes encontrar sites engraçados, coloridos, com estilo minimalista ou mais direcionados para vídeo. Tens mais de 40 opções por isso de certeza que irás encontrar o que procuras.


7. TREND LIST

Uma plataforma para explorar as tendências visuais do design gráfico contemporâneo. Vários temas, vários países e vários estúdios publicam os seus trabalhos apresentando as tendências mais atuais. Cartazes, livros, catálogos, revistas, capas de álbuns, tudo para que te inspires e estejas sempre na moda. 


8. TYPEWOLF

 Jeremias Shoaf, designer e criador desta plataforma sentia-se frustrado pela falta de bons recursos de fontes na web. Em 2013 criou este projeto e pretende tornar o Typewolf o melhor recurso disponível relacionado com a tipografia. A verdade é que tem feito um excelente trabalho. Neste site podes encontrar inúmeros tipos de letra, ler artigos do blogue e ver as fontes mais populares.


9. TYPOGRAPHIC POSTERS

Uma plataforma que serve de inspiração e promoção de design, focada na criação de posters. Cada poster é avaliado, revisto e deve cumprir um determinado padrão de qualidades visuais e funcionais. A TYPOGRAPHIC POSTERS reúne um total de 8155 posters, criados por 448 autores de 49 países diferentes. Uma verdadeira galeria de arte virtual.


10. YALE TUMBLR

A YALE TUMBLR é apresentada como um feed de trabalhos de design gráfico. Uma plataforma dedicada à Universidade de Yale, nos Estados Unidos, onde são publicados trabalhos de antigos e atuais alunos e professores, assim como também museus, bibliotecas e escolas associadas.  Apenas estes podem publicar, mas se precisares de ideias podes sempre ir dar uma espreitadela!