10 dicas para promover o seu negócio na internet

10 dicas para promover o seu negócio na internet

Mariana Braga
2018-02-16
Apesar do mundo virtual estar cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, muitos empreendedores ignoram o potencial das ferramentas digitais para atingir um público mais amplo ou mais qualificado, desperdiçando assim um mercado forte.

O e-Commerce é, nos dias de hoje, um negócio em absoluta expansão e há cada vez mais portugueses a renderem-se às compras online.

O mais interessante é que o mercado destas lojas não se dirige apenas a grandes marcas. Atualmente, qualquer pessoa, com as ferramentas certas, consegue abrir um negócio na internet e começar um comércio digital gerido de forma remota. Mas, apesar do mundo virtual estar cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas, muitos empreendedores ignoram o potencial das ferramentas digitais para atingir um público mais amplo ou mais qualificado, desperdiçando assim um mercado forte.

A divulgação é essencial. É por este meio que os clientes conhecem novas marcas e estabelecem as suas primeiras impressões. Por isso, é importante planear uma bom campanha de marketing e conhecer os diversos tipos de estratégia.


Planeamento é uma das palavras-chave do sucesso de um negócio.


Para ajudá-lo a impulsionar o seu negócio, reunimos algumas recomendações que devem ser levadas em consideração na hora de divulgar os seus serviços.


- Aposte no marketing digital


O marketing digital é o conjunto de atividades que uma empresa executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca.

A maioria das compras inicia-se a partir de alguma pesquisa online ou seja, mesmo que o cliente efetue uma compra numa loja física, pesquisa na internet antes. Posto isto, a melhor forma de alcançar o público é lançando a sua empresa neste meio.


- Crie um site próprio com um blog

É importante que haja uma página corporativa bem planeada, que exiba os produtos vendidos ou os serviços prestados. Nesta página, crie secções que descrevam a empresa, contem a sua história, explique os seus objetivos e valores e ainda que demonstrem a sua responsabilidade social. Todo o conteúdo e características devem estar sob o seu controlo. Divulgue textos interessantes sobre a área do seu negócio.

Procure uma empresa especializada em marketing digital para gerar esta página. É imprescindível que tenha um design responsivo e interativo para atrair o seu público.


- Use e-mail marketing


O e-mail, se usado da forma correta, pode fidelizar muitos clientes, tornando-se numa ferramenta forte de marketing digital. O objetivo é o relacionamento com o cliente. Sempre que publicar um artigo novo, envie para a sua lista de contactos. Promoções, descontos e ofertas são ótimas alternativas.


- Esteja nas redes sociais


É fundamental ter uma presença ativa nas redes sociais. Para além de ajudarem a ganhar a confiança dos seguidores, proporcionam, posteriormente, mais visitas no site ou no blog. Se possível, mantenha as suas páginas atualizadas com artigos relevantes e interessantes. Partilhe histórias, notícias, imagens. Seja ativo.


- Use o YouTube ou Vimeo


Aposte em produzir vídeos para campanhas com personalidade e com conteúdos dinâmicos. É uma forma criativa para mostrar mais informações sobre o seu negócio, sem impingir publicidade.


- Crie publicidade online


O PPC (“Pay Per Click”) é uma estratégia de marketing de longo alcance. O anunciante cria os seus anúncios, de acordo com regras estabelecidas por si em matéria de orçamento e de âmbito de exibição. De seguida, deverá escolher as palavras-chave que farão apresentar o anúncio nas páginas de resultados do motor de busca quando o utilizador as inserir na janela de pesquisa do Google.

- Aprenda a responder aos comentários


É importante ter uma lista de mensagens prontas para responder, caso haja algum mal-entendido com os clientes. Mantenha alguns modelos guardados no seu telemóvel ou computador para quando precisar. Poupa tempo e evita que a mensagem tenho algum erro.


Não deverá apagar ou ignorar o comentário, a menos que seja completamente inadequado.


- Produza publicidade de display


Os anúncios no topo ou nas barras laterais, fora dos sites de busca, são exibidos enquanto as pessoas estão a ler, jogar, a ver e-mails ou vídeos. O interessante é o uso do remarketing nesta publicidade, ou seja, quem entra no seu site torna-se público e sempre que estiver a navegar na Internet, o seu anúncio irá aparecer.


- Participe em fóruns e blogs


Esta é uma maneira de promover o seu produto ou serviço, mostrando-se um especialista, pronto a ajudar a resolver os problemas das pessoas. Responda em fóruns amigáveis e use o seu URL ou coloque no post os detalhes do seu negócio.


- Utilize a experiência de agências criativas


É importante ter uma equipa especializada a seu lado para o ajudar com o negócio e que lhe proponha estratégias que valorizem a sua empresa. Esta será sempre a opção mais rentável e com melhor aproveitamento. Na Visual MO unimos uma equipa jovem, mas experiente e dinâmica que o ajudará a projetar o seu negócio.