10 truques secretos do Gmail

10 truques secretos do Gmail

Mariana Braga
2018-09-28
O Gmail é responsável pela troca de milhões de mensagens e é considerado uma das mais importantes plataformas de correio eletrónico pela quantidade de recursos que oferece. Mas será que conhece todas as suas funcionalidades?

1. Anule o envio de um e-mail

Quantas vezes nos esquecemos de anexar um ficheiro ou assinar um e-mail e desejamos cancelar o envio? Isso já é possível! As definicões da plataforma dão-lhe a opção de cancelar o envio até 30 segundos após o mesmo para evitar que chegue aos seus destinatários.

anularoenvio


2. Desative as notificações de novos e-mails

Este plug-in permite que controle quando os e-mails são entregues na sua caixa de entrada, podendo silenciá-la durante certos períodos de tempo. O seu objetivo é diminuir o stress, aumentar a sua produtividade e eliminar interrupções desnecessárias.


3. Edite a sua assinatura

No caso de não ter assinatura automática, aconselhamos que trate disso agora! Porque não insere as redes sociais da sua empresa ou mais informações sobre si? Se pensar bem, é uma forma fácil de se dar a conhecer, sem impingir o seu destinatário.

assinatura


4. Envie um e-mail que se auto-destrói

É possível enviar um e-mail que desaparece após um determinado período de tempo escolhido por si. Para além disto, não será possível que o destinatário encaminhe para outro contacto. Para enviar um e-mail assim, basta clicar no ícone do cadeado com um relógio, próximo do botão "enviar". Este é o novo “modo confidencial”. Depois do tempo acabar, o destinatário não poderá mais ler a mensagem.

emailautodestruiçao

5. Troque e-mails confidenciais

Este modo também permite que o destinatário da sua mensagem tenha que inserir um código para o ler. Isto assegura-lhe que a única pessoa com acesso ao seu e-mail é quem tem o código.

modoconfidencial


6. Formate o texto dos seus e-mails

Experimente as opções de formatação de texto. Desta forma, poderá diferenciar o seu texto com várias fontes, negrito, itálico e sublinhado, assim como alinhar o seu texto e mudar o tamanho e as cores da fonte. É uma maneira fácil de tornar a sua mensagem mais legível e destacar as partes mais importantes.


7. Cite e-mails antigos

Se quiser referir algum texto enviado num outro e-mail, pode recorrer ao recurso de cotação. Se clicar nas aspas da barra de formatação, poderá copiar qualquer texto e formatá-lo.


8. Tenha acesso ao Gmail mesmo com uma ligação fraca à Internet

Se está a trabalhar num café ou num local que não tenha um acesso à Internet rápido, clique nesta ligação e trabalhe com um Gmail em modo básico. Não será possível aceder aos recursos mais avançados, mas é uma solução rápida e eficiente.


9. Saiba quando alguém leu o seu e-mail

O Yesware é um plug-in do Gmail que irá notificá-lo assim que o seu destinatário abrir o e-mail que lhe enviou. Super útil, certo?


10. Trabalhe em modo offline

Se não tiver ligação à Internet, pode continuar a ter acesso à sua caixa de entrada e escrever e-mails. Basta instalar esta aplicação gratuita do Chrome.