5 truques do Windows 10 que não conhece

5 truques do Windows 10 que não conhece

Paula Sá
2018-02-05
O Windows 10 chegou em 2014 e trouxe mudanças significativas relativamente ao seu antecessor, o Windows 8.1. Se ainda anda às voltas neste sistema, fique com cinco dicas que precisa conhecer.

1) Controle tudo


O “Modo de Deus”, ou o GodMode, costuma estar desativado, sendo que é indicado para utilizadores avançados, que queiram configurar o sistema. Para ter acesso às opções do GodMode, deverá criar uma pasta na área de trabalho e renomeá-la para GodMode.{ED7BA470-8E54-465E-825C-99712043E01C}. Clique na pasta e tenha acesso a 230 ajustes num único local.


2) Solitaire? Ele está lá, só não o consegue ver


O Solitário não está na pasta dos jogos. Para o encontrar, deve pesquisar por “Microsoft Solitaire Collection” e matar saudades do jogo  de cartas mais famoso de sempre. O Minesweeper e o jogo de Copas também estão nesta coleção - autênticos clássicos dos quais apostamos que sente falta, principalmente nas pausas de almoço.


3) Não se perca, nunca mais


Se passa a maior parte do seu tempo fora de casa, pode baixar mapas para os utilizar em modo offline e assim poupar o recurso à Internet. Para isso, abra os mapas e clique no canto inferior esquerdo da janela. Na secção “mapas offline”, clique em “baixar ou atualizar mapas” e poderá utilizá-los quando precisar, sem se preocupar com custos adicionais.


4) O ambiente de trabalho não tem de ser aborrecido


Se clicar em Iniciar > Personalização > Cores, pode alterar a paleta de cores do sistema, e ter um ambiente de trabalho mais divertido. Também pode clicar em “Escolher automaticamente uma cor de destaque para a tela de fundo” e ficar com uma cor vibrante nas live tiles e ícones. Se preferir pôr a seu gosto, clique em “Escolher a cor de destaque”.


5) Leia melhor com o Microsoft Edge


Com o novo browser da Microsoft, o Edge, vem o Modo Leitura: formata a página de modo a que apenas o conteúdo apareça, o que dá ao utilizador total concentração no texto. Este modo encontra-se na barra de ferramentas do navegador, num botão em forma de livro aberto. Boas leituras!