A importância do desporto na sua empresa

A importância do desporto na sua empresa

Mariana Braga
2018-06-09
O local de trabalho é um acúmulo de stress que, eventualmente, se reflete na produtividade da sua equipa. Existem várias formas de combater este problema, mas já pensou no desporto como solução?

A ansiedade dos resultados e dos prazos entregas, o trânsito diário e os desafios permanentes são alguns dos problemas mais comuns no ambiente de trabalho e todos temos consciência que, por vezes, se torna difícil chegar a casa e, simplesmente, não pensar mais no assunto. Isto acaba por, eventualmente, ter efeitos a nível pessoal e profissional.

O excesso de trabalho e o avanço da tecnologia são fatores que levaram ao isolamento da população e ao seu sedentarismo. É cada vez mais frequente trabalhar sentado em frente ao computador, durante 8 horas por dia, causando, não só lesões a nível físico, como condicionando a liberdade mental de uma pessoa.

Torna-se necessário aliviar este ambiente pesado. Hoje em dia, inúmeras empresas começam a integrar programas de atividade física nos seus planos de comunicação interna, cientes da importância desta aposta para o melhoramento do bem estar da equipa e para o seu melhor aproveitamento.


Vantagens

1. Combate o stress:o exercício físico ajuda-o a desligar-se das preocupações do seu dia-a-dia.

2. Aumenta a produtividade:uma equipa feliz torna-se uma equipa empenhada em alcançar os seus objetivos.

3. Melhora a condição física:é um cuidado extra com a saúde.

4. Diminui o sedentarismo.

5. Proporciona uma maior satisfação com o trabalho:assim que promove um espírito inovador e ativo na sua empresa, os seus colaboradores vão sentir-se confortáveis e motivados para trabalhar.

6. Estimula o diálogo e os relacionamentos:desporto é um excelente meio para criar laços com outras pessoas e iniciar conversas que poderiam não acontecer no ambiente de escritório.

7. Promove o trabalho em equipa:tal como o desporto, o sucesso de uma empresa está presente nos objetivos comuns e na partilha dos mesmos valores.

8. Desenvolve as competências pessoais dos colaboradores:as atividades físicas ajudam muito mais do que apenas a parte física de uma pessoa. A rapidez, a criatividade para produzir novas ideias e a visualização e a capacidade de compreensão das diferentes  perspetivas de cada um são capacidades que se desenvolvem facilmente com a prática de atividade física.

9.Aumenta a autoconfiança:adotar uma postura correta perante os problemas é essencial para o sucesso.

10.Lida com o fracasso:é importante aprender a encarar cada falha como uma aprendizagem.


O que fazer?

E que tal formular uma parceria com um ginásio perto do seu local de trabalho? Aliar-se a uma academia é uma forma inteligente de incutir o desporto na sua empresa porque o seu leque de contactos aumentará enquanto a sua equipa aproveita uma hora no ginásio. Uma aula por semana ou duas por mês, parece-lhe bem?

As caminhadas são uma ótima solução para empresas que não querem gastar muito dinheiro. Há inúmeros benefícios em passear a pé, desde o corpo em forma ao retardamento do envelhecimento. Vários estudos compravam ainda que, caminhar cerca de 10 quilómetros por semana, ajuda a preservar a memória. 

É muito comum, uma vez por semana, os funcionários reunirem-se para um jogo de futebol, ao final do dia. Os desportos coletivos são a forma mais fácil de promover a socialização e ainda, aliviar qualquer stress acumulado após uma dia de trabalho. Reúna a sua equipa, alugue um espaço e divirtam-se.

A melhor forma de unir os seus funcionários é realizarem atividades radicais juntos. Este tipo de atividades estimula as suas táticas de organização e possibilita a realização de algo novo e diferente. Existem inúmeros parques com vários programas e circuitos. Prometemos que a sua equipa vai adorar a ideia!

Um vez por ano, dedique um dia a atividades de grupo. É muito importante que a sua equipa tenha uma boa ligação fora do ambiente de trabalho porque facilita qualquer resolução de problema que possa acontecer dentro da sua empresa. Escolha um dia ao ano para realizar uma série de atividades que promovam a comunicação dos seus colaboradores.