A sua marca pode precisar de uma agência criativa

A sua marca pode precisar de uma agência criativa

Paula Sá
2018-06-06
Não se trata de “vender o peixe”, nós sabemos que muitas vezes não é fácil perceber quais são os motivos que levam empresas a contratar uma agência, por isso vamos tentar explicar a sua importância no sucesso das marcas.

Note que estamos a falar de uma agência criativa, que abrange todas as áreas criativas: marketing, comunicação, vídeo, fotografia, design e programação, como é o caso da Visual MO. Enfatizamos esta parte porque há agências dedicadas a um ou dois ramos mais específicos e se dedicam inteira e intensamente a eles, enquanto outras têm todos os departamentos e diversificam o seu trabalho.


Qual é que deve escolher? 

Depende. 

Deve ficar atento aos projetos desenvolvidos pela agência, aos seus clientes e à oferta de serviços. Deve pedir mais que um orçamento, mas não olhar apenas para os números. Pode haver empresas realmente mais vantajosas com preços competitivos, como pode haver algumas que são mais caras mas que o preço é justificado pela qualidade/ criatividade. Acima de tudo, é importante que esteja à vontade para explicar quais são os seus objetivos e os seus ideais. 

Pode gostar ou não gostar das propostas que lhe são apresentadas, e deve existir uma relação de confiança e abertura para opiniões serem trocadas. No entanto, deve sempre ter em atenção que nem sempre aquilo que achamos que fica mais bonito é realmente aquilo que funciona. Mas isso são outros assuntos, que podemos abordar mais tarde.

Muitas pessoas pensam que uma agência é um luxo e olham para os seus serviços como algo “extra”. Somos suspeitos para falar, mas vamos apresentar alguns motivos que vão contra esta teoria. Uma agência pode ser fundamental porque:


Ajuda-o a criar uma identidade.

A agência vai preocupar-se em conhecer a sua marca, os seus valores e aquilo que quer transmitir. Só desta forma se constrói uma marca coesa e coerente. E nenhum pormenor pode escapar, nem o uso correto das cores, ou o tipo de letra utilizado. E se ainda não tiver nada feito, vai ajudá-lo a criar o seu conceito com os princípios base da ideia do seu negócio.


Tem todos os serviços que precisa num só local.

Não se preocupe em ter de encontrar as empresas certas para cada serviço que precisa. Uma agência criativa tem todas as áreas que pode precisar e irá oferecer-lhe uma solução integrada, original e completa.


O sucesso da sua marca é o sucesso da agência.

A agência vai garantir um bom trabalho e os seus bons resultados porque isso também lhe dará crédito no seu trabalho. É importante para a agência estar associada a marcas de sucesso.


São profissionais certificados.

Os profissionais de uma agência estão habituados a trabalhar em equipa mas cada um é especialista em determinada área. Poderá confiar os seus projetos, porque terá certamente profissionais de excelência a trabalharem para e por si.


Estão sempre a par das novas tendências.

Uma agência tem de estar sempre atualizada e a par do que melhor resulta no mercado. Esta é uma das regras fundamentais para a agência se manter na vanguarda da inovação e ser uma forte oponente à concorrência.


Trabalham para si, em equipa, criando soluções vantajosas.

O trabalho em equipa é importante porque nunca terá apenas um designer ou um copywriter a trabalhar para si. Será sempre uma equipa em que todos vão oferecer o seu insight e encontrar as melhores soluções. 


Pode optar por um serviço integrado e completo ou por apenas um.

A oferta é variada, mas pode estar apenas à procura de um único serviço. Como pode não saber o que procura ao certo, pode precisar de aconselhamento. Ou também pode perceber que precisa de mais algum serviço e ter de adicioná-lo.


Quando tem dúvidas como começar, é o melhor local.

Muitas vezes temos um projeto em mãos e não sabemos por onde começar. Outras vezes achamos que sabemos e estamos totalmente enganados. Que tal pedir ajuda a profissionais? De pouco servirá começar um negócio se não está disposto a investir nele. Primeiro, precisa de acreditar. Depois, terá de confiar. 


Quando o seu negócio está estagnado, talvez seja a altura de inovar.

É comum sentir que não se anda para a frente, até porque a velocidade do mercado é difícil de acompanhar. Nesta altura, vai precisar de uma equipa de experts que já estejam a par das novas tendências e desafios e que consigam olhar para o seu negócio e saber onde apostar para uma “lufada de ar fresco” que, com certeza, lhe vai ser compensadora.


Não são utilizadas fórmulas.

Todos os negócios são diferentes e devem ser tratados de forma personalizada e adaptável. Apesar de todos os negócios passarem pelos mesmos estágios numa fase inicial, o modo de os comunicar é sempre variável. Mesmo que estejamos a falar de negócios do mesmo ramo, que piada teria se, por exemplo, todos os restaurantes comunicassem da mesma forma? Hoje em dia, todas as marcas procuram o mesmo: distinção. 


Os seus resultados são mensuráveis.

As agências dispõem de programas que mensuram os resultados da sua marca a nível digital: as redes sociais, o website, a publicidade no Google… tudo isto é possível de ser controlado e ajustado, dependendo dos resultados obtidos. Ou seja, não só dispõe do serviço, como tem acesso ao seu alcance.


A agência dispõe de recursos próprios.

Imagine que precisa de um vídeo. O serviço que uma agência propõe engloba o script, a produção, a edição e todos os materiais necessários à sua realização. Não vai precisar de procurar nenhuma máquina de filmar ou de procurar o tripé perfeito. A logística é muito mais simplificada.


O trabalho numa agência implica sempre um ritmo frenético e uma constante atualização das tendências do mercado. No entanto, todo o trabalho é compensado quando alcançamos ou ultrapassamos as expectativas. Trabalhar com criatividade é (quase) sempre subestimado, mas existem muitas horas e muito esforço por trás de um simples cartaz ou de uma fotografia. O segredo é a paixão pelo que fazemos e a vontade contínua de crescer e a evoluir.