Calendário Editorial - o amigo indispensável

Calendário Editorial - o amigo indispensável

Paula Sá
2018-08-31
Os calendários editoriais ajudam, todos os dias, imensas empresas a gerir o tempo e a planear estratégias. Conheça, neste artigo, as características desta ferramenta.

Um calendário editorial é, como o próprio nome indica, um calendário onde se dispõe conteúdos programados por meses ou semanas.


A principal função de um calendário editorial é ajudar a não esquecer de nada e a ter um planeamento. Com um CE, é mais fácil seguir uma estrutura e uma lógica e não deixar nada por fazer. Para além de que se torna bastante útil para o relembrar do que é necessário fazer atempadamente e lhe permite ser muito mais organizado. É uma ferramenta importante para gerir publicações no Facebook, planear conteúdos para blog, organizar posts para o Instagram e outras plataformas online que onde seja necessário planificar conteúdo.


A forma mais prática e fácil de criar um CE é através do Excel. Podemos criar um calendário da forma que mais nos convém (por semanas, por meses, anuais), adicionar-lhe cores para uma fácil distinção, entre outros recursos. Devemos dividir o que queremos calendarizar por pontos, como por exemplo:

- Data (quando vai ser publicado)

- Copy (breve descrição)

- Autor (o responsável pela publicação)

- Imagem (quando há imagens associadas aos conteúdos)

- Canal (onde vai ser publicado)

- Promoção (se aplicável)


Claro que tudo isto se pode adaptar. Se preferir, pode optar também por ferramentas como o Google Calendar, o Trello ou a Asana.



Quais são as vantagens?


- Definir datas

- Mais organização

- Planeamento

- Evitar esquecimentos

- Evitar paragens de ritmo de trabalho

- Prever horas despendidas para cada tarefa

- Distribuir tarefas

- Definir tempos

- Maior controlo sobre a estratégia de conteúdo

- Avaliar resultados