Como ser mais produtivo

Como ser mais produtivo

Mariana Braga
2018-09-14
Setembro é o mês do recomeço em que todos decidimos ser mais produtivos: na escola, no trabalho e nas nossas rotinas. Neste artigo, trazemos-lhe as melhores dicas para agarrar o seu tempo e aproveitá-lo da melhor forma.

Técnica Pomodoro

Sempre que iniciar uma tarefa cronometre o relógio pelo menos 30 minutos. Esta técnica consiste em monitorizar as pausas para evitar distrações. No final de cada sessão, tire dez minutos para lanchar e ir às suas redes sociais, e volte ao trabalho, sempre com o mesmo método. Prometemos que resulta.


Planear a semana

Talvez seja a dica mais fácil, mas a verdade é que se fizer um planeamento semanal, será muito mais prático no início ou no final de cada dia saber que tarefas tem a fazer, de preferência por ordem de prioridade. Isto é útil quer para organizar um horário de estudos, de trabalho ou até mesmo para as suas responsabilidades domésticas. Para além disto, saiba quanto tempo tem para dispensar nas suas tarefas para conseguir um planeamento mais real. 


Encontrar o seu pico de produtividade

Todos temos um horário em que sentimos que somos mais produtivos, quer seja de manhã, ao final da tarde ou até mesmo de madrugada. Identifique esses momentos e programe as tarefas mais difíceis para esse período de horas. Foque-se e faça o tempo render.


Criar objetivos

Por vezes, o que nos leva a aceitar que temos de mudar a nossa atitude preguiçosa é criar uma lista de objetivos que queremos concretizar, seja no final de cada mês ou até de cada ano. A frustração de não vermos os nossos planos a correrem como queríamos, dá-nos a motivação que precisamos para finalizar certos trabalhos. Divida a lista por períodos de tempo para obter um agendamento real com objetivos alcançáveis.


Poupar em pequenas decisões

Não perca tempo em decisões irrelevantes durante a sua rotina. As pessoas super-produtivas não desperdiçam tempo a resolver pequenos problemas. Por exemplo, para o seu pequeno-almoço opte sempre pela mesmo opção. Isto irá reduzir a “fadiga de decisão”. Interessante, certo?


Não deixe para depois

Distribuir a mesma tarefa por várias horas ao longo do seu dia pode não ser a melhor opção se a deseja realmente terminar eficientemente. O objetivo passa por manter o foco numa tarefa de cada vez, terminar cada uma e arrumar o assunto. Desta maneira, conseguirá concentrar-se e assegurar a qualidade dos resultados.


Aprender a dizer "não"

Muitas pessoas têm dificuldade em dizer "não" a certos compromissos ou trabalhos. No caso do trabalho, se sabe que não conseguirá concluir certas tarefas que lhe pedem a tempo, avise ou evite ficar com essa responsabilidade. Aceitar todos os pedidos, irá impedi-lo de fazer o que realmente importa e desviá-lo dos seus objetivos, quer na vida social, quer no seu emprego.


Use auscultadores

Este é truque para quem se concentra com música ambiente, mas também para todas as pessoas que não querem ser incomodadas enquanto trabalham. Estar de auscultadores é, obviamente, um sinal que está a ocupado e fará com que evite que o distraiam.


Aproveite o tempo nos transportes públicos

Para muitos trabalhadores e estudantes, o tempo que gastam dentro de transportes públicos representa uma grande parte do seu dia. Aconselhamos assim, a aproveitar este tempo para realizar certas tarefas mais simples e que exigem menos concentração da sua parte. 


Beba água

Sabemos da dificuldade que é para alguns de nós beber água durante o dia, mas isto é algo que tem de se começar a obrigar a fazer. Pode descarregar aplicações que irão lembrá-lo ou, simplesmente, criar alarmes para não se esquecer. Compre uma garrafa bonita que o motive a beber para evitar levantar-se da sua secretária, caso a preguiça seja o seu maior inimigo.


Descarregue aplicações

Google Now

É uma extensão do Google Search e serve de assistente pessoal. Permite gerir a sua rotina, mantendo-o informado das suas tarefas, onde precisa de ir e até como lá chegar, tudo isto através de comandos de voz. Fornece informações sobre o trânsito, locais de interesse, notícias e faz recomendações com base nos seus hábitos de pesquisa. 

Trello

Serve para gerir projetos, toma notas, guarda ideias e fotografias. Nesta aplicação o utilizador pode criar listas e adicionar cartões que representam tarefas. Estes cartões podem ser partilhados com os seus colegas de trabalho e permitem a visualização do progresso do projeto e a gestão de tarefas.

Asana 

Esta é uma ótima opção para quem trabalha em equipa e precisa de trocar informações entre si. Planeie e estruture projetos, adicione utilizadores, distribua tarefas e defina o que é preciso ser feito nas datas que pretende, consoante as suas prioridades. Pode acompanhar a evolução do trabalho e a sua equipa conseguirá estar a par das metas de cada um.

IFTT 

Significa If This Then That e, resumidamente, controla tudo à sua volta com a sua voz e interliga as suas aplicações, a partir de um dispositivo chamado Amazon Alexa. Pode definir uma tarefa e a aplicação irá executá-la por si. Irá receber notificações todas as manhãs com notícias e previsões de tempo, envia mensagens para os seus amigos, sugere eventos sociais perto de si e transmite alertas de segurança em casa. Incrível, não é?