Comunicação interna: o reforço para o sucesso

Comunicação interna: o reforço para o sucesso

Mariana Braga
2018-05-01
São inúmeras as vantagens de uma boa aposta na comunicação interna que, efetivamente, assegura o sucesso do seu negócio. Deixamos-lhe as sete que o vão convencer!

O bom funcionamento de uma empresa e a criação de uma cultura positiva está à responsabilidade de um executivo que saiba como se deve gerir uma equipa e como orientá-la para o sucesso, identificando os problemas que enfrentam diariamente e ultrapassando qualquer tipo de crise. E foi para agradecer a estes profissionais que, a 1 de maio, se começou a celebrar o Executive Coaching Day

Se o seu negócio tem sido difícil e a sua equipa não está suficientemente ativa, está na hora de rever toda a comunicação realizada internamente e contactar especialistas que assegurem o bem-estar e o sucesso da sua empresa. Está a perguntar-se se realmente vale a pena? A comunicação organizacional é umas das principais bases do desenvolvimento de uma empresa e concluiu-se que os melhores resultados financeiros encontram-se junto de quem aposta numa comunicação interna eficaz. O sucesso está diretamente ligado à boa gestão de uma empresa. Quer saber porquê?


1. Une os colaboradores.

É necessário que, antes de qualquer tomada de decisão, a sua equipa perceba as suas ações e que tipos de impacto irão causar na estrutura da sua empresa. Para além disto, reforçar os objetivos principais é fundamental para manter os seus colaboradores focados na mesma direção e unidos para atingir todas as metas estabelecidas.

2. Fortalece a cultura organizacional.

É importante entender que uma comunicação corporativa dinâmica e eficiente passa por ter todos os funcionários integrados e em sintonia com os propósitos da empresa. É essencial que todos compreendam as normas, políticas, códigos e valores da organização. 


3. Estimula o bom comportamento.

Mais importante e, por vezes até mais difícil, do que dizer que faz, é pôr tudo isso em prática. Uma comunicação interna eficaz acaba por influenciar bons comportamentos através do seu exemplo e a sua equipa vai-se sentir motivada pela demonstração de coerência e atitude com o que é comunicado.


4. Incentiva a produtividade.

Como já o dissemos, uma comunicação interna poderosa reflete-se no empenho dos seus colaboradores. Se conseguir com que a sua equipa sinta que faz parte da sua empresa, todos eles vão continuar com o desejo de continuar a trabalhar consigo e a transmitir uma opinião positiva para fora da empresa. 


5. Troca de conhecimento.

Uma equipa unida está, por consequência, apta para partilhar os seus conhecimentos e interagir com os restantes elementos. Para além disto, quando existe uma comunicação organizada que dá valor à opinião de todos os colaboradores, estes sentem-se à vontade de partilhar o seu feedback para os problemas serem falados e resolvidos. Isto serve não só para controlar os aspetos negativos, mas a receber sugestões e comentários positivos que nem sempre são ditos pela equipa. 


6. Minimiza os riscos de crise. 

Se existir uma comunicação interna dinâmica, o impacto negativo de qualquer crise que possa acontecer na sua organização, não será tão forte junto dos colaboradores. Se, aquando um problema, a sua explicação for bem realizada, os danos serão menores e a sua equipa ficará unida para o ajudar a ultrapassar qualquer dificuldade. 


7. Gera resultados financeiros.

O melhor de tudo? Está comprovado que empresas que valorizam e se empenham por uma comunicação altamente eficiente, geram mais dinheiro. E tudo isto se deve aos fatores que referimos acima. Faz sentido, certo? Uma equipa motivada torna-se mais produtiva e, consequentemente, melhoram também a relação com o cliente devido à qualidade do serviço entregue.