Descubra se a sua empresa tem um (bom) líder!

Descubra se a sua empresa tem um (bom) líder!

Mariana Braga
2018-01-25
A criação de uma cultura positiva dentro de uma empresa começa na boa conduta do seu líder. Será que está a desempenhar o seu papel corretamente?

Contrariamente às características habituais referentes a um mau líder, uma pessoa que sabe chefiar a sua equipa sabe, efetivamente, dar a devida importância à sua empresa e aos trabalhadores.

A realidade é que a liderança não tem regras exatas. É uma aptidão que se vai apurando ao longo do tempo e varia não só com o tipo de empresa, mas também com a personalidade de quem está no seu controlo.

Inicialmente, é importante referir que a comunicação interna só é funcional e eficaz junto de chefes que se preocupam em ter uma conduta ética exemplar.

O que diferencia um bom líder é a capacidade de transmitir os objetivos e as metas de forma motivadora. É notável saber distribuir as tarefas e responsabilidades consoante a experiência profissional e pessoal de cada um e reconhecer o seu valor.

Entender as diferenças e ter tempo para conversar é o principio de uma relação saudável com os funcionários e uma abertura que promove a partilha e o espírito de equipa. Alguém que não se preocupa com os trabalhadores e as suas opiniões não está qualificado para liderar.

Um bom líder procura novas oportunidades e está aberto a novas ideias, com vontade de inovar e aprender, sem medo da mudança. É importante ser cauteloso. Um líder carismático que previne os problemas e antecipa situações de crise mostra preocupação pela sua empresa.

A base de uma boa comunicação assenta no compromisso em equipa, no apoio e na formação constante. Para além disto é essencial reconhecer as falhas e valorizar o desempenho. Empatia e humildade são características indispensáveis na criação de uma cultura positiva dentro da empresa. Acima de tudo, para ser um bom líder, é essencial estar atento a todos os fatores e ter carisma para os abordar e resolver.


Que tal aproveitar o dia de hoje para fazer uma retrospetiva ao seu comportamento e ter uma conversa com a sua equipa?