Emojis: o idioma da nova geração

Emojis: o idioma da nova geração

Mariana Braga
2018-05-21
No Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento apresentamos-lhe a língua millennial: os emojis!

Hoje em dia, expressar emoções é muito fácil. Os emojis chegaram às nossas vidas e mudaram a forma como comunicamos uns com os outros. Usados por milhões de pessoas, tornaram-se algo com tanto impacto que, em muitas mensagens, as palavras são substituídas quase na sua totalidade por emojis. Esta popularidade representa a ascensão de uma nova linguagem. 

Uma das vantagens do uso dos emojis é a criação de uma ligação de proximidade via online e uma maior conexão com a outra pessoa. Uma boa escolha representa uma ideia facilmente identificada por outro idioma, transcendendo qualquer barreira linguística. E, sabendo desta popularidade e da sua explosão nas redes sociais, são cada vez mais as empresas que sentem a necessidade de adotar os emojis como uma nova forma de comunicação e explorar todas as possibilidades que esta nova linguagem pode viabilizar no contacto com os seus clientes.

Atualmente, mais de metade do conteúdo que encontramos na internet é composto por imagens. Isto atrai a criatividade das marcas que, cada vez mais, se querem realçar digitalmente. A capacidade de humanizar as mensagens é um dos motivos pelos quais as empresas querem tanto incluir este sistema nas suas novas campanhas de marketing. 


Para que as concretize com sucesso, reunimos algumas dicas que o ajudarão a tirar o melhor proveito do uso dos emojis.

Inicialmente, antes de qualquer comunicação, tem de conhecer a personalidade da sua empresa. Esse é o passo fundamental antes de fazer qualquer comunicação. Para saber o que irá dizer ou fazer, convém situar a sua marca e saber se realmente o uso de emojis funcionará junto do seu público-alvo. Pode elaborar pesquisas e testes que lhe permitirão saber como irão reagir e como será a sua adaptação.

Não se pode esquecer que, quando se trata de marketing, o que funciona nuns casos, pode não funcionar noutros. Antes de decidir usá-los, reflita acerca da sua necessidade. Será relevante para a sua marca? O público-alvo é dinâmico na internet? O uso de emojis irá melhorar a mensagem que quer transmitir? Torne este elemento pessoal. Há negócios que podem realmente beneficiar do uso de emojis.

A imagem utilizada tem que fazer sentido com o conteúdo e a área do seu negócio. Um emoji utilizado por outra empresa não significa que irá causar o mesmo resultado na sua. Não ignore a identidade da marca e tenha cuidado para não ser mal interpretada pelos seus seguidores.

Existe um vasto leque de emojis disponíveis, por isso entenda que é preciso conhecê-los e aprender quais fazem sentido. Se a sua empresa tem um enquadramento mais sério, deve ficar-se pelos emojis mais clássicos. Caso seja uma empresa dinâmica, que interage regularmente com os seus clientes, pode usar emojis mais originais.

Uma falha comum é usar emojis no marketing sem saber o seu verdadeiro significado. Pode navegar pela Emojipedia para descobrir todos os significados e em que contexto é que as pessoas os utilizam. Fique atento às novidades. Os emojis são atualizados constantemente.

Tenha cuidado com as mensagens confusas. Evite usar demasiados emojis e não os use erradamente. Poderá criar mensagens ininteligíveis e esse não é o objetivo desta utilização. Deve usá-los só quando adicionam realmente algo à mensagem que pretende transmitir.

As redes sociais são, hoje em dia, a primeira opção de pesquisa para quem está à procura de algo de uma marca. Usar emojis pode facilitar o diálogo e encorajar a interação entre a empresa e os seus clientes. Aproveite-o da melhor maneira.