Falar em público - perca todos os medos!

Falar em público - perca todos os medos!

Mariana Braga
2018-04-16
Dominar uma plateia não é tão difícil como parece e para que não comprometa a sua exibição, reunimos algumas dicas para que consiga superar o medo e brilhar.

Falar em público é um medo que assusta muitas pessoas e a verdade é que, em alguma altura da sua vida, terá que fazer uma apresentação ou falar para um público. Falar com fluidez e confiança é uma técnica que se vai desenvolvendo e até as pessoas mais tímidas a podem aprender.


 Preparar a apresentação 

É essencial preparar a sua apresentação. Comece por organizar toda a informação e pratique, controlando o tempo que lhe disponibilizaram para a apresentação. Pode optar por ensaiar em frente ao espelho ou junto de alguém que lhe possa dar um feedback. Não o aconselhamos a decorar o texto, se necessário memorize o início das frases. A naturalidade é fundamental e o objetivo principal passa por discursar de forma fluída. Quanto mais natural for, mais confiante vai parecer. 

Conhecer o local da apresentação 

Para controlar a ansiedade, pode começar por ir visitar o local onde se irá realizar o discurso e analisar a distribuição dos lugares para poder ter uma ideia da sala e, desta maneira, se ambientar ao espaço. Se possível, aproveite a visita para treinar o discurso. 

Apostar em meios audiovisuais 

Se for possível, adicione uma apresentação ou elabore um vídeo, de maneira a completar o seu discurso. Ter um suporte digital que acompanhe o que está a dizer para além de motivar a plateia, faz com que os olhares não estejam sempre centrados em si. Recursos audiovisuais garantem ainda que as pessoas se lembrem mais tarde do que lhes transmitiu. Para além disto, ainda lhe dá suporte caso se esqueça do que tem para dizer. 

Conhecer a audiência 

Se tiver oportunidade, informe-se acerca do público que o vai ouvir e ajuste a apresentação às suas características. É importante entender que irá discursar sobre um assunto que estudou e o público está presente para receber o seu conhecimento e não para o julgar. Veja esta situação como uma partilha de informação com alguém que tem interesse nisso. Isto poderá ajudá-lo a ganhar confiança. 

Preparar-se para o pior cenário 

A verdade é que eventualidades acontecem e é importante preparar alguns cenários para que se sinta mais relaxado caso aconteçam. Especialistas nomeiam esta estratégia como “pessimismo defensivo” que controla a ansiedade e, consequentemente, o seu desempenho. 

Praticar exercício físico 

Estudos indicam que a prática de desporto ajuda a reduzir a ansiedade. Se tiver oportunidade, pratique exercício de manhã ou antes da sua apresentação. A atividade física estimula a produção de endorfina que está responsável por melhorar o sistema nervoso central, proporcionando a elevação de autoestima e reduzindo os sintomas de ansiedade. 

Chegar cedo ao local 

Estar no local com antecedência não só lhe vai permitir analisar o espaço, como o ambiente e as pessoas que o vão assistir. Aproveite para respirar fundo e distrair-se de todos os pensamentos negativos. 

Treinar a respiração 

Faça exercícios de respiração para aliviar o seu corpo e mente: inspire e segure o ar no abdómen e vá soltando o ar devagar pelo nariz. Durante a apresentação faça uma respiração prolonga e solte o ar lentamente enquanto fala. Parar de tentar relaxar. Embora pareça contraditório, tentar ficar calmo vai deixá-lo mais ansioso. Alguns estudos aconselham a trocar a ansiedade pelo entusiasmo. Se sentir animação poderá ser visto como mais persuasivo no seu discurso. 

Falar consigo mesmo 

Um truque eficiente para aumentar a sua confiança é incentivar-se a si próprio. A ideia passa por utilizar o seu nome como se estivesse a falar com outra pessoa. 

Ter cuidado com a expressão corporal

Uma das maiores falhas que pode cometer devido ao nervosismo é o excesso ou a falta de gestos. Evite estar com as mãos nos bolsos, de costas ou braços cruzados enquanto fala. Estamos a trabalhar numa série de artigos relativos à importância da expressão corporal. Fique atento ao nosso blog!

Focar o fundo da sala 

Se discursar perante uma plateia o deixa visivelmente desconfortável, tente focar o fundo da sala. Isto irá evitar que se sinta intimidado por quem o assiste. Quando estiver mais familiarizado com a situação, opte por circular o seu olhar pelo público. Esta acaba por ser a melhor forma de criar empatia, por isso é importante aprender a lidar com esta pressão.