Instastories: a nova arma do marketing

Instastories: a nova arma do marketing

Mariana Braga
2018-06-01
O InstaStories tornou-se uma ferramenta de marketing essencial que potencia a ligação entre o público e uma marca, por isso para obter resultados favoráveis deve seguir uma estratégia que valorize sempre os seus princípios.

O QUE FAZER

Perceber o equilíbrio diário. 

É essencial perceber a essência da marca e se faz sentido ou não a quantidade de instastories que publica. Se acreditar que tem algo entusiasmante/interessante a partilhar, partilhe. Mas, por favor, não publique por publicar, porque irá tornar-se redundante. 

Coerência visual. 

É normal que demore algum tempo para escolher o tipo de design que se adequa melhor ao seu tipo de marca (desde o tipo de letra às cores!), mas a partir do momento que reconheça o seu estilo de story, adote sempre o mesmo.

Interação. 

A forma mais rápida e prática de envolver os seus seguidores na sua página de Instagram são as sondagens. Recentemente, também se tornou possível avaliar por escala. Esteja atento às novidades. Esta aplicação é constantemente atualizada por isso é importante estar a par das novidades.

Tratamento informal. 

O Instagram é uma aplicação destinada a um público mais jovem, por isso acreditamos que é importante manter uma linguagem adequada. Não é necessário haver um tratamento demasiado amigável, mas ter sempre em consideração o público que nos segue.

Identificar users. 

Este é um bom truque para quem quer criar ligações com outras personalidades do Instagram e divulgar a sua marca. É muito comum vermos figuras públicas/influencers falarem de marcas com as quais se identificam. Isto acontece porque partilham os mesmos valores. Quanto mais associar os seus produtos a pessoas que realmente confiam neles, melhor será sucedido.

Ser ativo. 

Esta é a base de tudo. Manter o seu feed e os seus stories atualizados é um passo fundamental para alguém começar a seguir a sua página. Ninguém quer seguir uma página fantasma que atualiza poucas vezes. Tente criar conteúdo diário, de maneira a ter uma presença ativa na vida de cada seguidor.

Suscitar interesse. 

Manter o equilíbrio diário da quantidade de instastories não significa, obrigatoriamente, que apenas deve publicar dois ou três. Se tiver mais coisas para divulgar não há problema em publicar uma quantidade maior. Pode, por exemplo, criar uma ligação entre histórias. 

Ser natural. 

Faz parte do plano! Não elabore histórias com demasiado pormenores. Pelo menos, não sempre! Tente ser sempre o mais natural possível, o objetivo desta funcionalidade é a aproximação com os seguidores, quanto menos falso e editado, melhor!

Dar a parte humana à marca. 

É importante humanizarmos a nossa marca, através de imagens de backstage, da empresa a funcionar, dos funcionários a trabalharem, ou do ódio comum a uma segunda-feira, por exemplo. Isto vai ajudar na aproximação ao seu público, através da identificação com a sua marca.


O QUE EVITAR

Repetir ideias ou fotos. 

Quem segue a sua marca no Instagram não vai querer estar sempre a ver as mesmas publicações. Tente variar para não aborrecer o seu público.

Publicar demasiado. 

Ninguém tem paciência para ver 50 fotografias só de uma pessoa e é muito importante ter essa noção. O que irá acontecer é que os seus seguidores irão simplesmente passar tudo à frente e não prestar atenção às suas partilhas. Seja seletivo!

Escrever muito texto. 

Cada história no Instagram dura apenas 15 segundos. O que deve escrever para as pessoas conseguirem ler tudo sem precisarem de a parar? Muito pouco. Se precisar de divulgar algum comunicado formule algo conciso e simples para que facilite a sua leitura.

Copiar. 

Inspirar-se no tipo de letra ou na paleta de cores de instagrammers com sucesso não é o mesmo que copiar integralmente o que a outra pessoa faz. Ser autêntico é a chave para chamar a atenção, não seja apenas mais um nem fique pelo que resulta com os outros.

Partilhar ligações que não têm ligação à marca. 

Para quê referir temas que nada têm a ver com os valores da sua empresa? Não o queremos proibir de publicar um ou outro story sobre outros assuntos, mas não faça disto uma constante. Acreditamos que o bom marketing está na partilha de ligações que favoreçam a imagem da sua empresa e que atraem o seu público para os seus produtos.

Dar opiniões. 

Se está responsável pela gestão das redes sociais não deve dar a sua opinião sobre certos assuntos. Nunca se esqueça que os seus seguidores conhecem a sua marca, mas não conhecem quem os publica, por isso quem dá a cara por essas opiniões é a sua empresa. Tenha cuidado com o que partilha para não estragar a imagem da marca.