O dia em que agradecemos à Internet

O dia em que agradecemos à Internet

Paula Sá
2018-05-17
No dia 17 de maio celebra-se o Dia Mundial da Internet. Sabemos que são muitas vezes referidos os perigos e as desvantagens da sua utilização, por isso, decidimos dar destaque aos seus benefícios.

Falamos com quem gostamos

Saudades todos temos. Da casa dos pais, do namorado que trabalha fora, do irmão que está a fazer Erasmus na Polónia, da melhor amiga que está de férias no Algarve. A Internet facilita-nos isto e ajuda a amenizar o que sentimos. Hoje podemos ver-nos em redes sociais, falar por videochamada, enviar mensagens instantâneas sem custos, tudo graças à Internet. Devíamos ser mais agradecidos.


Sabemos e conhecemos mais coisas

Já não há desculpas para não sabermos o que se passa em outros países e continentes. Já é obrigatório termos um conhecimento mais alargado sobre os nossos antepassados e conhecermos as previsões económicas para o futuro. Já não é aceitável não sabermos qual foi a grande notícia do dia de ontem. Com a Internet, temos acesso facilitado à informação em tempo real. Resta-nos escolher as fontes mais fidedignas e saber identificar o que é falso.


Tornamo-nos mais próximos 

Já não sentimos tanta distância de povos e culturas que, à partida, são tão diferentes da nossa. Assumimos causas em prol de um mundo mais seguro e justo para todos, comentamos e discutimos questões do outro lado do planeta. A Internet unifica as pessoas mundialmente, no sentido em que é o único lugar onde podemos estar todos juntos, sem barreiras.


Usufruímos de serviços úteis

Através da Internet, temos acesso a informações dos nossos cartões de crédito/débito sem termos de sair de casa, podemos chamar um Uber facilmente, podemos encomendar comida, reservar hotéis, falar com assistentes virtuais, comprar viagens, roupa, bilhetes de teatro, entre outros. 


Temos mais oportunidades de emprego

Os trabalhos como freelancer tornaram-se possíveis, os trabalhos a partir de casa tornaram-se possíveis, os trabalhos feitos com a câmara interna do nosso telemóvel também se tornaram possíveis. Basta olharmos para youtubers de sucesso, conhecermos empresas que não exigem presença do colaborador na empresa ou pesquisarmos sobre trabalhos em outros países, sem termos de sair do nosso. Para além disto, o número de sites com ofertas de emprego disparou e temos um maior e melhor acesso a ofertas nas diferentes áreas profissionais.