O dia para quem adora escrever

O dia para quem adora escrever

Paula Sá
2018-11-15
Este é o dia para quem gosta de escrever. Foi criado por John Riddle, um escritor de não-ficção e de auto-ajuda. O seu objetivo era ajudar as crianças a escrever na escola e ajudar os adultos a reviverem os seus sonhos.

Originalmente, 15 de novembro é o I Love To Write Day. Este dia pode ser celebrado de diversas formas, mas a mais bonita e simples é esta: escrever qualquer coisa, num papel, num quadro, num computador ou onde quiser. Pode ser uma carta, uma frase, um poema, uma possível letra de uma música, um postal, uma mensagem especial, um segredo ou o seu maior sonho. O propósito de Riddle para este dia era incentivar as pessoas a escreverem, não importa o quê.


Para quem nunca se atreveu, aqui estão algumas dicas:


Ler muito

Este parece um conselho cliché, mas é provavelmente dos mais pertinentes. Ler é crucial para o bom funcionamento do cérebro, para aprender novas palavras e para a estimulação da criatividade.


Anotar e/ou planear ideias

Nem sempre é fácil começarmos a escrever. Muitas vezes, as ideias só surgem na nossa cabeça ao fazermos outra atividade qualquer. Se tiver um pequeno bloco de notas, pode anotar tudo que lhe vem à cabeça, e pode escrever sobre isso mais tarde. 

Há também quem sofra do problema inverso, ou seja, ter muitas ideias e nem saber por onde começar. Nesse caso, o importante é ter alguma organização. Liste as suas ideias, organize-as e defina sobre o que é que quer escrever primeiro.


Ter curiosidade

Ser curioso importa. Isso vai levá-lo a querer saber mais, a ler mais e a descobrir mais assuntos sobre os quais pode falar. Também é uma ótima forma de aumentar a sua cultura geral ou os seus conhecimentos sobre algum tema específico. 


Observar

Existem pessoas naturalmente observadoras. Outras, nem por isso. No entanto, é uma qualidade que pode ser trabalhada. Para quem gosta de escrever, ser observador pode ser crucial para uma escrita mais pormenorizada, descritiva e fluente.


Descansar bem

Outro cliché, mas este é um dos mais importantes do mundo. O nosso cérebro precisa de descanso para conseguir funcionar corretamente. Deste modo, o descanso é fundamental para conseguir escrever ideias claras e coerentes. 


Usar palavras simples

Não tente complicar muito. Existe uma ideia errada que quanto mais for elaborado o discurso, melhor é. Para quem está a começar, o melhor é simplificar, usar vocabulário direto e concreto, que todas as pessoas consigam perceber.


Rever ortografia

Se tiver dúvidas em alguma palavra ou em alguma construção frásica, tente pesquisar sobre isso e esclarecer as suas dúvidas. Sabe aquela frase que diz “só se aprende com os erros”? É verdade.


Ouvir música

Este conselho é bom para quando precisa de motivação. A música estimula o nosso cérebro e potencia as nossas emoções. Ouça as suas músicas favoritas e sinta-se inspirado!


Até em dias menos bons, a escrita pode ser uma forma de relaxarmos e exteriorizarmos o que sentimos. Pode também ser um hobby ou uma profissão. Este dia serve para celebrar a escrita e relembrar o quanto ela é importante. Peguem num papel e numa caneta e... mãos à obra! :)