Para os amantes de leitura e não só

Para os amantes de leitura e não só

Mariana Braga
2018-11-28
Sabia que o livro mais caro do mundo custa cerca de 150 milhões de euros e que, há uns belos anos, muitos livros foram escritos à mão por monges que não sabiam ler ou escrever?

1. Até ao século V, todas as leituras eram feitas em “voz alta”. Era estranho e raro alguém ler apenas para si. Diz-se ainda que, alguns religiosos tinham tanto medo da leitura silenciosa, que ficaram aterrorizados quando se tornou algo comum. Achavam que, para além de estimular o pecado da preguiça, ler em silêncio poderia abrir espaço para se sonhar acordado.


2. Em duas línguas originais da Bíblia, hebraico e aramaico, é usado o mesmo verbo para o ato de ler e falar. 


3. O modo como lemos no mundo ocidental, da esquerda para a direita e de cima para baixo, não é universal e varia de época para época. Por exemplo, hebraico e árabe eram lidos da direita para a esquerda. Chinês e japonês eram lidos em colunas de cima para baixo e alguns escritos da Grécia antiga eram escritos com linhas alternadas em direções opostas. Curioso, não é?


4. Durante a Idade Média, muitos livros foram escritos à mão por monges que copiavam página por página, mesmo que analfabetos.


5. A maior biblioteca do mundo fica na capital dos EUA, em Washingtn D.C., e conta com mais de 155 milhões de livros, jornais, vídeos, revistas e outros artigos. Está aberto ao público e a entrada é gratuita.


6. O primeiro livro escrito numa máquina de escrever é o famoso As Aventuras de Tom Sawyer do autor Mark Twain.


7. Agatha Christie é considerada a escritora mais traduzida mundialmente, com cerca de 6 598 traduções de contos, romances e peças de teatro. Poderá ler o seu nome nas capas dos livros "Assassinato no Expresso Oriente" e "Morte no Nilo".


8. A Bíblia, O Livro Vermelho e a saga do Harry Potter são os livros mais lidos no Mundo.


9. O livro mais vendido do mundo é o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Em segundo está O Conde de Monte Cristo e, em terceiro, Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens.


10. O livro mais vendido em Portugal é, igualmente, o Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. O Conde de Monte Cristo e Um Conto de Duas Cidades completam o Top 3. O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry junta-se a estas obras, seguindo-se o Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling e O Código da Vinci, de Dan Brown. Tem algum destes livros nas estantes de sua casa?


11. A obra Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, foi proibida na China por ter “animais que falavam” no enredo.


12. J.K. Rowling, autora de Harry Potter, escreveu todos os livros da saga à mão.


13. A Índia é o país que lê mais, registando uma média de 10 horas semanais por pessoa.


14. O livro mais caro do mundo custa cerca de 153 milhões de euros e tem apenas 13 páginas de conteúdo. O artista e escritor alemão Tomas Alexander Hartmann encomendou apenas uma cópia da sua obra e colocou-a à venda por este preço por acreditar ser merecedor de tal valor devido ao esforço que teve durante 30 anos. O livro intitula-se The Task e, até ao momento, não há indicação que tenha encontrado um comprador.


15. Ler pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.