Passwords - um segredo nem sempre bem escondido

Passwords - um segredo nem sempre bem escondido

Paula Sá
2018-05-03
Todos nós gostamos de segurança. Talvez por isso, algures no mundo, alguém decidiu assinalar o dia 3 de maio como o Dia da Password. Descubram, neste artigo, que tipo de password é a vossa e se é a melhor opção.

Tipos de password

A password preguiçosa

Geralmente é utilizada por pessoas mais despreocupadas e distraídas que têm dificuldade em lembrar-se das suas palavras-passe e então escrevem algo muito simples, impossível de esquecer. O problema deste tipo de password é que pode facilmente ser descoberta. Passwords como maria19, password, 123456, corderosa, são alguns dos exemplos.

A password apaixonada

Outra forma de criar uma password é usar o nome do namorado, da esposa, dos filhos, da mãe ou dos animais de estimação. Muitas pessoas utilizam este método para se lembrarem do que escreveram e, apesar de ser um método inteligente, é bastante fácil de descodificar. 

A password criativa

Juntar nomes de cidades com nomes de carros, escrever palavras com números, inventar palavras, usar nomes de séries ou dos hobbies favoritos, as passwords criativas são aquelas que não são tão óbvias porque falam de coisas aleatórias do dia-a-dia mas às quais atribuímos algum significado. Pode ser uma opção inteligente e segura.

A password matemática

Há pessoas que têm mais facilidade em se lembrarem de números do que de palavras. Então utilizam datas de aniversário ou de outras ocasiões especiais, a matrícula dos carros, ou até mesmo o PIN do cartão de multibanco. Geralmente, quem a usa, usa em todas as contas que precisam de palavra-passe e os mais próximos têm facilidade em descobri-la.

A password complexa

Esta é utilizada pelos mais desconfiados, mas também é a mais segura. Juntam-se letras, números, caracteres especiais, maiúsculas, minúsculas, não têm qualquer significado aparente, são compridas e difíceis de memorizar. A desvantagem é que, normalmente, têm de estar apontadas em algum papel porque não nos lembramos delas, a não ser que seja escrita tantas vezes que acaba por ser decorada. Exemplo: djaHgjdg2742!mB

Dicas para a password perfeita

-    Use passwords compridas

-    Crie passwords das quais se vai lembrar (sem serem óbvias)

-    Misture palavras 

-    Utilize números e/ou caracteres especiais

-    Renove a password periodicamente

-    Não utilize a mesma password em todas as contas 

-    Não escreva a password em papéis 

-    Utilize apps para ajudar a organizar as suas palavras-passe: Password Manager Passbook, Keeper Gestor Palavras-passe, aWallet Password Manager ou a 1Password.


Se quiser saber mais sobre este dia, vá até passwordday.org, e mantenha-se seguro!