Plano de comunicação: a bomba de oxigénio para a sua empresa

Plano de comunicação: a bomba de oxigénio para a sua empresa

Mariana Braga
2018-01-29
Um plano de comunicação bem implementado está diretamente relacionado com o sucesso dos resultados. Se bem estruturado poderá salvar a sua empresa de todos os cenários possíveis.

Hoje em dia, as organizações sentem que para marcar posição no mercado e enfrentar os desafios colocados, precisam de planear e pensar estrategicamente a sua comunicação. Não vale a pena idealizar ações isoladas para resolver crises, se não existir uma conexão com as necessidades do público e uma análise detalhada da situação. 

Ao contrário do que muitas empresas possam pensar, a divulgação ao público é tão importante como a criação do novo produto. Tem de existir um planeamento que cumpra os objetivos de comunicação, de forma a que a mensagem pretendida chegue acertadamente aos seus destinatários.

Um dos maiores desafios é evitar que haja algum erro que interfira na receção correta da mensagem, como em casos em que a ideia não é compreendida pelo público ou quando simplesmente não corresponde às expectativas iniciais da marca. 

Posto isto, cabe à equipa de comunicação definir as estratégias e metas pretendidas para a apresentação de um produto ou de um projeto. 

Antes de iniciar o seu plano, é fundamental reunir um grupo de bons profissionais capazes de cooperar nas áreas de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade. 

Para orientar um plano de comunicação, existem algumas perguntas-base que o ajudam a analisar todos os pontos importantes do esquema. Primeiramente, “Quem?” onde definimos qual é o nosso público-alvo, “O quê?” para as mensagens-chave que se tencionam transmitir, “Quando?” para estabelecer o tempo apropriado de entrega para cada mensagem, “Porquê?” onde se reúne os resultados que se deseja alcançar, “Como?” onde se estabelece os canais, ou seja, de que forma serão as mensagens entregues e, por fim, “Por quem?” onde escolhemos o remetente. 

De seguida, é essencial estabelecer um caminho que, por meio de uma análise e estudo sobre a empresa, o seu mercado e as tendências, oriente a comunicação organizacional. 

Um bom plano requer a sistematização de várias fases que são desenvolvidas afim de tornar a sua estratégia de comunicação um sucesso.

Comece por fazer uma análise da situação. O diagnóstico da empresa deve reunir dados importantes que o ajudarão a fixar os objetivos da comunicação. A análise SWOT é um sistema simples que verifica a posição estratégica da empresa no ambiente em questão e consiste na avaliação das forças e fraquezas da entidade corporativa e também das suas oportunidades e ameaças. 

Seguidamente, estabeleça os objetivos principais e específicos que deseja alcançar com o plano de comunicação. Esta orientação estratégica irá ajudá-lo a fixar metas realistas e limitadas no tempo. Após isto, é necessário definir a mensagem que se pretende divulgar, o público que quer atingir, sejam eles colaboradores, clientes, fornecedores ou imprensa, e os canais de comunicação para conduzir eficazmente a mensagem. Estipule estratégias. É essencial que haja ferramentas de comunicação eficientes. 

A próxima fase será definir o plano de ação. Estipule as atividades que serão desempenhadas, e por quem, para alcançar os objetivos escolhidos anteriormente. Ao traçar as ações, é indispensável marcar as datas de entrega e a duração das campanhas. Para isso poderá incluir um cronograma para o ajudar a cumprir os prazos. Quanto ao orçamento, este é um tema muito sensível que as empresas sentem dificuldade em tratar, por verem as suas áreas de comunicação e marketing como secundárias. Se o seu plano for bem elaborado, com objetivos e gastos realistas, irá conseguir justificar os custos do seu projeto. 

Por fim, terá que fazer a avaliação do impacto que o seu plano gerou perante o seu público-alvo, os custos, o que poderia ser melhorado, explorando ao máximo a potencialidade do marketing. A última etapa determina se as suas estratégias atingiram os objetivos determinados.