Sagmeister & Walsh - a dupla de ouro

Sagmeister & Walsh - a dupla de ouro

Paula Sá
2018-08-10
Jessica Walsh e Stefan Sagmeister trabalham em conjunto pelo amor à profissão e pelo objetivo comum de tornar o mundo um lugar melhor e mais bonito.

Jessica Walsh

Jessica Walsh é uma designer gráfica americana que nasceu a 30 de outubro de 1986. O seu talento começou a revelar-se desde cedo quando começou a fazer sites aos 11 anos.

Depois de se formar em Belas Artes em 2008, mudou-se para Nova Iorque e foi estagiar na empresa de design Pentagram, após ter recusado um emprego na Apple. Trabalhou, também, na revista Print com trabalhos em design e ilustrações de livros, revistas e jornais (como o New York Times).

Em 2010, Stefan Sagmeister ofereceu emprego a Jessica no seu estúdio de design Sagmeister Inc. Passados dois anos, com apenas 25 anos de idade, Jessica tornou-se sócia de Stefan. O anúncio foi feito através de uma fotografia dos dois, sem roupa, nos escritórios (tal como Stefan tinha feito 19 anos antes, quando lançou a sua empresa), e renomearam a empresa para Sagmeister & Walsh. 

Neste momento, Jessica trabalha essencialmente com branding, tipografia, design de sites e instalações de arte, e tem clientes como Levi’s, Aizone, Adobe, entre outros.


Projetos Pessoais

40 Days of Dating

Jessica e o seu amigo Tim Goodman decidiram fazer uma experiência: terem encontros diários durante 40 dias e comprovar ou refutar a ideia de que, eventualmente, se iam apaixonar. 


12 Kinds of Kindness
Em 2016, Jessica voltou a trabalhar com Tim Goodman num novo projeto: teriam de ter 12 atos de bondade e mostrar os resultados e consequências das suas (boas) ações. Este foi um projeto que inspirou milhares de pessoas.


Ladies, Wine and Design
Durante os "12 Kinds of Kindness", Jessica apercebeu-se que havia muita competição e rivalidade entre as mulheres na indústria criativa. Ao longo de dois anos, em cerca de 180 cidades diferentes, várias mulheres uniram-se ao movimento. Atualmente, estas mulheres participam em encontros criativos, onde partilham as suas ideias e trocam impressões umas com as outras.

#JessicaWalshHasNoFilter #SorryNoFilterImages

Começou por ser uma campanha de Jessica para promover imagens sem filtros, mas tornou-se numa hashtag viral #sorrynofilterimages, com trabalhos de vários artistas.


Stefan Sagmeister


Sagmeister nasceu a 6 de agosto de 1962 e é um designer gráfico americano. Já fez capas de álbum para os The Rolling Stones, Jay Z, Lou Reed e Aerosmith e é reconhecido pelos seus projetos pouco ortodoxos e provocadores que questionam o papel do designer na nossa sociedade.

A sua carreira como designer começou muito cedo, aos 15 anos, numa revista austríaca chamada Alphorn. Em 1993 criou a sua empresa, Sagmeister Inc, com clientes como HBO ou Time Warner. Stefan colabora há algum tempo com os músicos David Byrne e Lou Reed.

Apesar de ter dedicado muito tempo da sua vida à indústria musical, o artista decidiu repartir o seu trabalho pelo mundo da arte, da comunidade científica e das causas humanitárias (também), sendo que a cada 7 anos, Sagmeister faz um ano sabático.

Ao longo da sua carreira foi premiado diversas vezes, recebendo o seu primeiro Grammy, em 2005, voltando ao palco, em 2010. Entre este período de tempo, ganhou o Prémio Nacional de Design para Comunicações do Museu Nacional de Design Cooper-Hewitt e, em 2013, a Medalha de Ouro de Honra da República da Áustria.

Guia-se pelo lema "Design that needed guts from the creator and still carries the ghost of these guts in the final execution."


O site de Sagmeister & Walsh é um exemplo perfeito da irreverência e da criatividade dos dois artistas, onde até podemos ver o escritório da empresa em tempo real, conhecer melhor os projetos desenvolvidos, ter alguma noção da dimensão astronómica da sua carteira de clientes e ver algumas curiosidades sobre a carreira profissional de ambos.

Dois exemplos a seguir na determinação, na vontade de marcar a diferença e no talento imensurável.

(A imagem utilizada pode ter direitos de autor e não é da autoria da Visual MO. Créditos: https://sagmeisterwalsh.com/news/all/weve-moved/)