Se queres ser copywriter, precisas de ler isto

Se queres ser copywriter, precisas de ler isto

Paula Sá
2018-07-03
Escrever com propósito, coerência e de forma simples e persuasiva é mais difícil do que parece. Se tens o gosto pela escrita e gostavas de ajudar as marcas a contar as suas histórias, o teu futuro pode ser este.

O que é ser copywriter?

Um copywriter cria conteúdo através da escrita. É, provavelmente, uma das profissões mais subvalorizadas da indústria criativa, ainda que seja das mais importantes. “Ah e tal, mas toda a gente sabe escrever.” Sim, toda a gente sabe escrever uma mensagem de texto, uma carta para o namorado ou a descrição para um post no Instagram. Mas apenas profissionais conseguem escrever para marcas nos seus diferentes meios de comunicação, tanto a nível digital (sites, redes sociais, e-mail marketing, etc) como na publicidade offline (cartazes, folhetos, brochuras, entre outros).


O que é preciso ser/ter para ser copywriter

- Gosto pela escrita

- Ler (muito!)

- Criatividade e astúcia

- Capacidade de interpretação

- Prática

- Pensamento estratégico


Formação que te pode interessar


Ciências da Comunicação

Dependendo da instituição, este curso reúne diferentes áreas: jornalismo, publicidade, multimédia, relações públicas e assessoria de imprensa. Para ser copywriter, terás de optar pelas áreas de publicidade e relações públicas que incidem diretamente sobre o universo das diferentes organizações e das ações publicitárias necessárias para o sucesso de uma marca. De qualquer forma, esta formação é bastante completa no sentido em que te dá uma visão abrangente de áreas que se complementam e nas quais é primordial saber escrever bem. 


Onde estudar?

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa

Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho (Braga)

Faculdade de Letras da Universidade do Porto


Marketing

Um curso de marketing é sempre bem-vindo nos dias que correm, sendo que é uma área tão procurada pelas empresas e que tem evoluído de forma exponencial. Mas para seres bem-sucedido, precisas de te especializar em alguma das suas vertentes. Se optares pelo copywriting, uma formação em marketing vai dar-te inúmeras noções e ferramentas indispensáveis, mas depois terás de te focar na escrita publicitária.


Onde estudar?

Marketing e Comunicação Empresarial, Universidade Atlãntica (Lisboa)

Gestão de Marketing, IPAM - The Marketing School (Porto/ Lisboa)

Marketing e Publicidade, Universidade Europeia (Lisboa)

Marketing Global, Universidade Europeia (Lisboa)


Cursos especializados

Uma boa forma de te focares no copywriting e de aprenderes de forma intensiva e eficaz é através das formações e workshops que algumas instituições disponibilizam. São um bom complemento para quem já tem bases de uma licenciatura ou equivalente. Aqui deixamos-te links com cursos que te podem interessar:


Web Coypywriting - FLAG (Lisboa)

Copywriting - EDIT (Lisboa)

Copywriting Bootcamp - EDIT (Porto)

Content Marketing & Web Copywriting - Anje Porto

Web Copywriting - Galileu (várias cidades)


Livros recomendados


Introdução à Escrita Criativa – João de Mancelos

Apesar de ser direcionado para escritores de guiões, é este livro é um hino à arte da escrita, onde podem ser aprendidas técnicas para criar histórias envolventes com o público.


Copywriting – Palavras que vendem milhões – Gustavo Ferreira

O copywriting é uma das melhores armas para vender mais. Por vezes, é mais importante a história do produto do que o produto em si. E este livro faz-nos acreditar que o melhor storyteller é o copywriter.


The Boron Letters – Gary Halbert 

Apesar de não ser um livro fácil de encontrar, vale a pena a procura. Gary Halbert, uma lenda do copywriter, escreve ao seu filho sobre marketing eficiente, numa linguagem de génio – doce e inteligente.


Persuasive Copywriting – Andy Maslen

Maslen foca-se naquilo que importa: utilizar a psicologia para entender o copywriting e o copywriting para persuadir o cliente, com exemplos fundamentados e exercícios práticos.