Se queres ser marketeer, precisas de ler isto

Se queres ser marketeer, precisas de ler isto

Paula Sá
2018-07-13
O marketing é uma área desafiante onde podes descobrir diferentes caminhos todos os dias. Se gostas de marcas e de estratégia, do que estás à espera?

O que é que um marketeer faz?


Se andássemos pelas ruas a perguntar “o que é marketing?” íamos obter respostas como “vender”, “publicidade”, “facebook”, “comunicar”. Nenhuma está errada, mas nenhuma está completamente correta. Marketing engloba todas estas palavras, sim, mas é tão abrangente que é difícil arranjar uma definição conclusiva. O que podemos fazer é dar algumas luzes gerais desta profissão:

- é uma das mais importantes do séc. XXI

- agrega valor às marcas e aos seus produtos e/ou serviços

- é redutor dizer que o marketing vende, porque o primeiro objetivo é envolver

- cria interação

- encontra as necessidades do mercado

- acompanha tendências e é mutável


Também podemos citar Philip Kotler, porque acreditamos que há poucas fontes tão confiáveis: “O marketing autêntico não é a arte de vender o que se faz, mas saber o que fazer. É a arte de identificar e compreender as necessidades dos consumidores e criar soluções que tragam satisfação aos consumidores, lucros aos produtores e benefícios aos acionistas”.


Características de um marketeer


- aptidão para a pesquisa de tendências

- capacidade de criar uma estratégia de competição

- ser comunicativo

- sensibilidade para perceber as necessidades do consumidor

- capacidade de análise

- aprendizagem rápida

- facilidade de adaptação

- proatividade


Formação


Licenciaturas disponíveis

Devido ao crescimento desta área no mercado, são várias as instituições de ensino que oferecem planos de estudo de marketing. Deixamos-te aqui algumas sugestões:


Marketing e Publicidade, IADE

Gestão de Marketing, IPAM The Marketing School

Marketing e Comunicação Empresarial, Universidade Atlântica

Marketing, Universidade do Minho


Nota: o marketing é uma área abrangente. Se te quiseres formar numa área mais específica (como o marketing internacional, marketing digital, marketing operacional, marketing offline, entre outros), será positivo se depois fizeres uma formação complementar e direcionada. Para trabalhares numa agência criativa, o marketing digital é o mais indicado, mas todos são úteis.


Outras formações úteis


Atelier Digital – Google

Marketing Digital – Master.D

Marketing Digital – InsightOut

Digital Marketing & Strategy – EDIT

Marketing Digital – FLAG

Pós-graduação em Marketing Digital – IPAM


Livros recomendados


A Vaca Roxa – Seth Godin

O destaque de uma vaca roxa no meio da multidão ou o destaque da tua marca no meio das demais. Numa analogia divertida e surpreendente, Godin fala-nos da importância da diferenciação..


A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres

Um guia prático para que possas entender como utilizar a Internet na tua marca e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade online.


Tribos – Seth Godin

Uma tribo é um grupo de pessoas ligadas umas às outras, com um líder. Este livro mostra, através de estudos de caso, a importância da liderança e da transmissão de uma mensagem.


Marketing de Permissão – Seth Godin

Como tornar estranhos em amigos, e amigos em clientes. Numa era onde somos bombardeados com informação, o autor defende que publicidade intrusiva está desatualizada e já não é funcional.


Marketing 4.0 – Do Tradicional ao Digital – Philip Kotler

Não poderíamos deixar de falar do grande Kotler. O seu último livro fala do desenvolvimento do marketing ao longo do tempo e da nova era digital.