Se queres ser videógrafo, precisas de ler isto

Se queres ser videógrafo, precisas de ler isto

Paula Sá
2018-07-24
Atualmente, o vídeo é o formato preferido das empresas para partilhar conteúdos com o seu público e quem torna isto possível é o videógrafo. Se tens interesse em trabalhar nesta área criativa, lê o nosso artigo.

O trabalho do videógrafo

Como o próprio nome indica, um videógrafo produz vídeos. Numa agência criativa, os principais tipos de vídeo produzidos são os institucionais ou os promocionais para marcas. Também podem ser para campanhas especifícas. Tudo depende do ramo e dos objetivos definidos.


Características de um videógrafo

- curiosidade

- atenção às tendências

- organização

- criatividade 

- capacidade de trabalhar sob pressão

- conhecimento técnico de máquinas de filmar e outros materiais técnicos

- gosto pelo trabalho em equipa

- persistência


Formação

Licenciaturas disponíveis

Tecnologias de Comunicação Multimédia, ISMAI

Apesar de abordar diferentes áreas criativas, este curso permite-lhe optar pela variante audiovisual, com formação relevante em produção de vídeo ficcional, produção de vídeo para publicidade, vídeo digital e um estágio curricular.


Audiovisual e Multimédia, Escola Superior de Comunicação Social

Com uma abordagem inicial sobre o audiovisual e multimédia, fotografia, marketing e design, são várias as disciplinas focadas em vídeo como a produção e a pós-produção.


Ciências da Comunicação (Audiovisual e Multimédia), Universidade do Minho

Em Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, em Braga, tem três opções logo à partida: jornalismo ou publicidade e relações públicas ou audiovisual e multimédia. Para os aspirantes a videógrafos, esta última opção possibilita uma formação intensiva em vídeo, desde o guião, ao uso do material técnico, à produção, à pós-produção e a tudo o que um vídeo envolve.


Arte Multimédia, Belas-Artes Lisboa 

Esta licenciatura oferece uma formação artística que garante o domínio pluridisciplinar nos diferentes ramos da multimédia - Ambientes Interativos, Animação, Audiovisuais, Fotografia e Performance/Instalação. O curso promove a consolidação de conhecimentos teóricos e práticos que garantem uma aprendizagem completamente na área de vídeo, desenvolvendo projetos artísticos de natureza audiovisual.


Outras formações úteis

Curso de Produção Audiovisual - Instituto Português de Fotografia (Lisboa)

Workshop de Vídeo DSLR/CSC - Instituto Português de Fotografia (Porto)

Edição de Vídeo e Pós-Produção - Lisbon School of Design

Workshop: Edição Criativa de Vídeo - EducaMedia


Livros recomendados

Edição de Vídeo – Porto Editora 

O guia de Edição de Vídeo dá a conhecer duas aplicações bastante úteis e eficazes: o Windows Movie Maker e o Nero 8. De uma forma clara e atrativa, este Guia procura abordar os princípios básicos de funcionamento destes softwares, introduzindo as principais novidades das suas últimas versões.


Num Piscar de Olhos – Walter Murch

Leitura obrigatória para quem quer se aprofundar mais nos livros sobre edição de vídeo. Na obra, o autor dedica-se a analisar a relação entre corte, continuidade e descontinuidade, elementos essenciais para a montagem videográfica. Ainda oferece dicas práticas para todos os profissionais de edição.


A Narrativa Visual – Bruce Block

Bruce Block traz em “Narrativa Visual” uma relação entre roteiro e elementos audiovisuais relacionado com filmes de animação e vídeo games. O autor dedica-se a detalhar configurações visuais, realçando a sua importância para fortalecer o script.


The Filmmaker’s Handbook – Steven Ascher & Edward Pincus

Um dos livros sobre edição de vídeo usado como referência bibliográfica nos melhores cursos de Cinema e Audiovisual. Técnicas de filmagem abordadas: documentários, vídeos corporativos, filmes experimentais e transmissões ao vivo. Na versão mais atualizada também constam técnicas de filmagem HD e outros formatos digitais.