Street art é importante e faz-nos felizes

Street art é importante e faz-nos felizes

Paula Sá
2018-11-08
Street art, ou arte de rua, é a expressão que se refere a manifestações artísticas no espaço público. Não deve ser confundida com manifestações de caráter institucional ou empresarial, nem com vandalismo.

Street art é uma forma substancialmente emocional dos artistas de rua comunicarem as suas ideias, pensamentos, opiniões ou sonhos. Tem um caráter muito pessoal, mas tem vindo a assumir uma maior importância, na medida em que atua como uma forma de dinamizar e renovar as ruas das cidades.

Por exemplo, até há uns anos atrás, a cidade do Porto era descrita como sendo bastante cinzenta. As expressões artísticas nas ruas portuenses vieram mudar esse paradigma. É fácil passearmos pelo Porto e encontrarmos paredes pintadas por profissionais, sendo uma ótima forma de colorir as ruas e de trazer vida e dinamismo às cidades. A zona da baixa, no Porto, é um perfeito exemplo disso. São várias as ruas que espelham o talento dos street artists

A Cãmara Municipal do Porto tem um vínculo muito grande com as artes e a cultura, e promove o envolvimento dos artistas com a cidade, através de protocolos para a pintura legal de edifícios ou de eventos sobre a arte urbana. É, sem dúvida, uma atitude inteligente, sendo que na sociedade atual, dá-se cada vez mais crédito ao valor artístico e à importância da presença de arte no dia-a-dia de cada um de nós.

No centro do país, na Covilhã, encontramos a capital de street art. A cidade é anfitriã do Wool - Festival de Arte Urbana da Covilhã, onde os artistas têm apenas uma regra: não se esquecerem dos lanifícios, que caracterizam esta região portuguesa. Desta forma, o festival consegue aliar a arte moderna à história da cidade, tendo como resultado fachadas de prédios repletas de criatividade e beleza em estado puro.

Bordalo II, Vhils, Pantonio e Odeith são alguns dos principais street artists portugueses. São eles que conseguem mudar totalmente a história de uma parede, acrescentando-lhe significado e valor. Deste modo, é importante haver uma consciencialização da importância da arte urbana, que traz cor, vida e singularidade aos caminhos que percorremos.