Um outdoor no Porto não tem impacto em Lisboa!

Um outdoor no Porto não tem impacto em Lisboa!

Mariana Braga
2018-03-10
O marketing digital promove a comunicação entre a empresa e o consumidor de forma mais fácil e em tempo real e neste artigo damos-lhe as sete vantagens que o vão convencer a apostar numa presença online forte e constante.

1. Alcance global

No marketing tradicional, a escolha do lugar é um fator de influência no custo e no impacto da ação. Por exemplo, um cartaz na cidade do Porto não vai ter impacto nos consumidores de Lisboa. A vantagem de estar no mundo virtual é que qualquer marca pode ter alcance a nível mundial e que a sua página no Facebook ou o seu website podem ser vistos em qualquer parte do mundo e que qualquer pessoa pode encontrar a sua marca. Isto não quer dizer que a sua campanha vai deixar de se focar num grupo específico, mas que tem muito mais oportunidades de alargar o seu público. 


2. Poder de viralização

Uma grande vantagem de apostar no marketing digital é que os seus conteúdos podem tornar-se virais. Isto é, quando escreve um artigo para o blog da sua empresa ou até para a sua página no Facebook, este fica automaticamente disponível para partilha. Quando promove assuntos interessantes, outras pessoas sentem-se motivadas a divulgá-lo e este número pode crescer radicalmente. Desta maneira, o Google aponta os seus conteúdos como interessantes e aumenta a possibilidade de aparecer na pesquisa orgânica.


3. Tempo real 

Um dos maiores benefícios das ações de marketing em tempo real é que permitem às marcas interagir com o seu público e, deste modo, dinamizar a sua comunicação. Para além disto, qualquer campanha digital pode ser editada ou até mesmo apagada quando quiser. Desta maneira, campanhas mal-elaboradas podem rapidamente ser eliminadas.


4. Dados 

De todas vezes que um consumidor interage com uma ação de marketing, a empresa consegue obter todo o tipo de informações sobre ele. Além de dados pessoais, recebem informações sobre o comportamento do cliente em sites e motores de busca. Isto é essencial para que os profissionais de marketing possam criar campanhas eficientes e focadas em dados reais. 


5. Acompanhamento do comportamento do consumidor

O comportamento de quem o segue está em constante mudança e uma das vantagens do marketing digital é a possibilidade de percecionar qualquer alteração que surja. A partir de certas análises, a sua empresa consegue entender que tipo de conteúdo não é do agrado dos seus seguidores e quais são as publicações que vão ao encontro das suas preferências. 


6. Custos

Qualquer campanha feita online exige muito menor investimento do que uma publicidade num meio tradicional como um outdoor ou até na televisão. Investir no mundo virtual é uma ferramenta inteligente para quem não quer gastar tanto dinheiro e obter resultados com sucesso! Para além disto, é uma função facilmente vigiada onde pode testar novas campanhas e acompanhar o seu crescimento.


7. Igualdade de oportunidades

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem acesso à Internet e uma das vantagens que o marketing digital concede a uma empresa é a criação de uma identidade e o aumento da sua notoriedade no mundo online. A verdade é que todas as empresas que estão presentes neste meio têm as mesmas oportunidades, independentemente do dinheiro investido. Qualquer empresa, seja pequena ou média, competem com os mesmos instrumentos e possibilidades que um negócio maior. Se o conteúdo produzido for bom, a sua página será um sucesso. Para isto, é importante que perceba que é necessário ter alguém na sua equipa encarregue exclusivamente da gestão de conteúdos.