World Speech Day - A força de um discurso

World Speech Day - A força de um discurso

Mariana Braga
2018-03-15
Há milhares de vozes caladas pelo mundo. Hoje, saia da sua bonita zona de conforto e seja a voz de todos aqueles que não têm a força ou permissão para falar!

O Dia Mundial do Discurso cresceu com a finalidade de promover eventos para falar em público pelo mundo fora, a fim de celebrar o poder das palavras e o impacto que pode causar em tantas vidas. Neste dia, são realizadas centenas de palestras que dão voz a causas que precisam de ser discutidas e a pessoas que devem ser notadas e ouvidas.

Ainda que não seja oficialmente celebrado em Portugal, sentimos que é uma boa iniciativa e queremos contribuir. É importante sabermos dar voz a quem precisa. A causas que precisam de nós. A quem precisa de uma voz. 

Nos dias de hoje, há centenas de pessoas com diferentes ideias e milhares delas que, para além de não saberem ouvir ou aceitar outras opiniões, não sabem expressar os seus argumentos. É essencial ser coerente no discurso e mostrar confiança. Este é o segredo para um diálogo autêntico e credível. Não interessa ter toda a razão ou até saber efetivamente o que está a dizer, se não sabe articular frases ou sequer argumentar, pense primeiro! Conheça a importância e o poder de um bom discurso e pratique.

Além disto, a credibilidade que transparece a quem o rodeia é da sua total responsabilidade. Chegar cedo a um encontro, cumprir prazos ou não falhar com os seus compromissos são pequenas ações que o beneficiam. Quando não é fiel às suas palavras, outros contextos vão começar a ser vistos como uma falta de responsabilidade E não quer isso, pois não? 

Encontre um espaço. Seja no seu local de trabalho, na faculdade ou no café que frequenta: liberte o poder da sua voz em seu redor e não deixe (nunca!) que banalizem a sua opinião! Se concorda, diga o porquê e se discorda, argumente para que as suas opiniões sejam fortes o suficiente. Fale com o coração. Seja numa música ou numa conversa com um amigo, já todos descobrimos uma pequena força que nos faz querer mudar o mundo. Todos temos ideias. E todos podemos ter uma voz ativa neste dia. 

Apenas uma voz pode mudar tudo. Seja essa voz.